Aventura Comédia Desenhos

Pepe Legal (Quick Draw McGraw – 1959)

Emissora: Syndication.
Emissora no Brasil: Tv Excelsior, Tv Tupi e Rede Manchete.
Transmissão Original: de 29 de Setembro de 1959 a 3 de setembro de 1966.
Duração: 30 minutos (7 minutos por seguimento)
Temporadas: 3 (45 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Hanna-Barbera.

 episodios  video elenco

O Desenho


Pepe Legal (Quick Draw McGraw) foi a terceira produção de desenhos animados criados pela Hanna-Barbera, depois de outros dois sucessos Jambo e Ruivão e Dom Pixote. O desenho foi exibido originalmente nos Estados Unidos, entre 15 de setembro de 1959 a 3 de setembro de 1966, na emissora CBS até 1964 e depois na ABC entre 1964 a 1966.

Pepe Legal era uma satiriza aos westerns, que naquela época faziam muito sucesso, principalmente entre o público norte-americano.

O segmento era apresentado ao lado de dois desenhos animados bem famosos – Olho Vivo e Faro Fino e Bibo Pai e Bóbi Filho. Depois que o programa The Quick Draw Show foi encerrado, Pepe Legal ainda continuou a aparecer em outras produções da Hanna-Barbera, inclusive em A Turma do Zé Colméia, Os Ho-Ho-Límpicos, Samurai Jack e em A Corrida Espacial. Cada episódio do desenho tinha aproximadamente seis minutos, o que permitia ser apresentado quatro episódios por programa de meia hora, incluindo os comerciais.

Na abertura do desenho Pepe Legal vem numa carroça puxada por outros cavalos, passando por desfiladeiros, pontes, riachos. As rodas se adaptam às curvas do caminho, aumentando e diminuindo a largura do eixo ou crescendo e diminuindo para se adaptar às depressões do terreno. Uma máquina fantástica. No final, ao puxar o freio, eis que o mesmo não funciona e nosso herói se vê afundando enquanto freia com o pé, até ficar completamente coberto pelo solo. Por ai já dá pra sentir as trapalhadas pelas quais o herói passa em suas aventuras.

 

A História


Pepe Legal era um xerife do Novo México que usava um distintivo de agente federal e demonstrava ser totalmente incapaz. Ele falava devagar, porque pensava devagar, e quando finalmente conseguia tirar o revólver do coldre, geralmente atirava no homem errado.

O herói tinha ao seu lado o parceiro Babalú, um burrinho mexicano, que muitas vezes conseguia resolver os casos para o xerife. O sotaque mexicano de Babalú era divertidíssimo e com ele vivia dando os melhores conselhos ao seu companheiro Pepe, mas eles não eram suficientes para manter este estúpido cavalo da lei longe do desastre a cada hilariante episódio. O burrinho sempre falava sobre seu amigo xerife: “Pepe Legal é inteligente, o que lhe falta é pensamento”, justificando as confusões que Pepe Legal arrumava.

A dupla ainda contava com ajuda do cãozinho Rafeiro, que fazia qualquer coisa para ajudar Pepe Legal, desde que recebesse alguns biscoitos caninos. Ao recebê-los, ele se contorcia todo, cheio de felicidade, fechava os olhos e começa a flutuar, depois descia suavemente acompanhado por um som celestial.

Pepe Legal tinha uma identidade secreta, uma espécie de vingador mascarado chamado El Cabong. Assim como existe “Zorro, de capa e espada”, existia também “El Cabong, de capa e violão”. Isso mesmo, seu violão era sua poderosa arma, capaz de desarmar qualquer vilão, apenas com uma paulada do instrumento musical na cabeça, seguido da palavra: “Kabongo”.

Quando Pepe Legal dizia “E não se esqueça disso” era sinônimo de que a diversão e ação estavam para começar.

 

A Volta


Em 1973 os dois personagens voltaram à telinha na série animada A Turma do Zé Colméia, onde dividiam as atenções com grandes personagens da Hanna Barbera como Dom Pixote e Leão da Montanha, vivendo aventuras a bordo de uma arca. Em 1977 apareceu fazendo parte da equipe “Os Abelhudos” no desenho Os Ho-Ho-Límpicos, onde eles participavam de competições olímpicas contra as equipes “Os Assombrados” e “Os Rabugentos”.

No Brasil


Pepe Legal deve muito de seu grande sucesso no Brasil à dublagem especialmente bem feita da AIC – São Paulo. O sotaque mexicano de Babalu muito bem interpretado por Roberto Barreiros, além do jeitão exagerado do Pepe Legal feito por Davi Neto e depois por Amaury Costa, ficaram guardados para sempre na memória de quem já viu a série. O segmento era apresentado ao lado de dois desenhos animados bem famosos – Olho Vivo e Faro Fino e Bibo Pai e Bóbi Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *