Ação Aventura Desenhos Ficção Científica

Jayce e os Guerreiros do Espaço (Jayce and the Wheeled Warriors – 1985)

Emissora: Syndication.
Emissora no Brasil: SBT.
Transmissão Original: de 16 de setembro de 1985 a 13 de dezembro de 1985.
Duração: 22 minutos.
Temporadas: 2 (65 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: DIC Entertainment.

textoepisodiosvideo elenco

O Desenho.


Em meados da década de 1980, a produtora DiC Enterprises começou a produzir desenhos animados recheados com elementos que agradavam ao público infantojuvenil, em grande parte extraídos da linguagem dos videogames, mania na época. Um dos desenhos realizados pelo estúdio destacou-se pelo ritmo ágil e roteiros inteligentes, tratava-se de Jayce e os Guerreiros do Espaço (Jayce and the Wheeled Warriors), criado pelo desenhista francês Jean Chalopin no ano de 1985. Além de Chalopin, o desenho teve como roteirista o também francês, Haskell Barkin. O produtor responsável foi J. Michael Straczynski.

 

A História.


A história se passava no sistema solar Epsolon 9, onde o competente cientista Audric, ocupava seu tempo em estudar as plantas. Foi ele que com ajuda do amigo Gillian deu forma humana a um vegetal, a menina Flora, que passou a ser criada como se fosse sua própria filha. Mas Audric, queria mais em seus estudos, e empenhou-se em criar uma planta que pudesse ser cultivada em qualquer parte do Universo, com o intuito de combater a fome, mas um acidente com a radiação da “luz negra”, de um sol próximo, causou uma mutação na planta criada, deixando-a fora de controle, nascia assim o vilão mutante Sawboss.

A criatura vegetal, Sawboss, transformou-se no líder do exército de mutantes vegetais chamado Monster Minds, com o objetivo de dominar todo o universo. Adotando uma aparência vagamente humanóide, quando ficava no interior de seu quartel-general (o antigo laboratório de Audric), o vilão podia assumir a forma de um veículo armado, com serras douradas ao seu redor, geralmente ele usava essa forma quando se aventurava fora de sua base. Suas habilidades telepáticas, permitiam que ele conseguisse ver o que qualquer um dos seus soldados visse, de acordo com sua própria vontade.

Nos Monster Minds, lutavam: o Terror Tank, Gun Grinner, KO Kruiser, Beast Walker, o Comandante Saw Trooper e o Dr. Zorg, um cientista que conhecia a tecnologia criada por Audric. Com eles, Sawboss passou a espalhar sua opressão pelo Epsolon 9.

Para tentar reparar o seu erro, Audric escondeu o segredo para destruir o Exército Mutante em duas metades de um medalhão, uma metade que ele passou a carregar consigo e a outra que entregou ao seu filho Jayce, em seguida fugiu. Seu amigo Gillian, se encarregou de reunir, no sistema Epsolon 9, um grupo de heróis, com a intenção de combater Sawboss, já quando as esperanças estavam se esgotando. O grupo nomeado Liga Relâmpago, era liderado pelo filho de Audric, o jovem Jayce.

Jayce era um grande combatente e um exímio piloto, que comandava o veículo Armed Force, usando sua voz num controle em seu bracelete. Também usava um Anel Mágico dado por Gillian. Ele se encarregou de guiar o grupo para encontrar seu pai e, assim, unir as metades do medalhão.

Jayce possuía como aliados: o robô em forma de armadura medieval, Oon, que possuía uma lança da qual afirmava possuir poderes mágicos; o mercenário Herc, piloto da nave “The Pride”, que inicialmente foi contratado para levar o grupo nas viagens à procura de Audric, e acabou se aliando à Liga; o velho feiticeiro Gillian, com seus 3000 anos, que agia como grande sábio do grupo; e Flora, a garotinha planta da Liga, que dividia sua consciência entre o mundo físico e extrassensorial, conseguindo ver o mundo ao seu redor telepaticamente. Assim, ela sentia a presença do Monstróide, de qualquer perigo e também do seu pai. Seu animal de estimação era um peixe voador chamado Brock.

 

No Brasil.


No Brasil o desenho teve uma boa aceitação, quando foi exibido pelo SBT, no final da década de 1980, nas terças e sextas-feiras numa faixa própria e dentro do Show Maravilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *