Educativo Programas

Doutor Cacareco (1986)

Programa infantil cômico com esquetes de humor no formato seriado, e lições de artes .

Emissora: TV Record.
Período original de exibição: de 1986 a 1987.
Duração: 40 minutos.
Cores.
Companhias Produtoras: Rede Record.

textoelencovideotrilha

O Programa.


Renato De Simone iniciou sua carreira artística em televisão ainda criança, em 1965, fazendo um quadro de Teatro de Fantoches no programa TV Miniatura Canal Zero, da Tv Cultura de São Paulo. E já em 1967 recebeu seu primeiro cachê profissional pela participação no programa Uni Duni Tê. Desde o início, já dirigia, escrevia e produzia seus próprios espetáculos.

Afastou-se por um período da televisão e dedicou-se ao Teatro de Bonecos culminando com sua ida aos Estados Unidos onde esteve com Jim Henson e Frank Oz, responsáveis pelo The Muppet Show. De volta ao Brasil, foi convidado em 1983, juntamente com sua esposa, a atriz Suely Moraes, a participar como ator do programa Tarde Maior (Tv Record), junto com o palhaço Tic Tac. Em pouco mais de dois meses no programa, já era um dos responsáveis pela direção e criou seu mais famoso personagem, o Dr. Cacareco.

Em 1986 na mesma emissora, ganhou seu próprio programa, o Dr. Cacareco & Cia., com a participação de novos personagens criados pelo próprio Renato De Simone, com o boneco Quebra, Seu Lelé, Pelota e Modinha. Tratava-se de um programa diário com uma hora de duração onde mostrava o dia a dia de uma família bem atrapalhada em uma casa com passagens secretas que davam no laboratório do Dr. Cacareco. O programa contava sempre com a participação de um ator convidado.

No Dr. Cacareco & Cia., funcionava a velha técnica do escada e do cômico com esquetes divertidíssimas de humor envolvendo os personagens. Outros quadros ficaram marcados na memória da criançada como o quadro da “Rádio”, onde uma emissora falida era apresentada por bonecos. O chefe vivia desesperado por novas atrações que nunca apareciam e a dupla sertaneja Lari e Larai,  era presença garantida com suas paródias.

Como Dr. Cacareco & Cia. era produzido com uma verba pequena as histórias costumavam ser gravadas em locações prontas como o quadro “Tio General”, gravado no Quartel do Exército em Quintauna, ou “O Segredo da Pedra Azul” gravado com a participação da Esquadrilha da Fumaça na Base Aérea de Pirassununga. No quadro “É Fogo Ser Bombeiro” tiveram que incendiar uma casa que seria demolida e para desespero dos bombeiros que estavam participando, o incêndio fugiu de controle, deixando as cenas bem realistas.

Apesar da boa aceitação, o programa ficou no ar por apenas um ano, mas o Dr. Cacareco continuou sendo visto pela criançada junto com os personagens Gatinha Azul (Suely Moraes) e o Boneco Quebra Galho nos cinco vídeos de aventuras (O Segredo Da Pedra Azul com Jack Militello e Flavio Guarnieri, Um Cruzeiro Atrapalhado, Fantástica Fantasia com as participações de José Vasconcelos, Pascoal da Conceição e Neusa Faro, O Tio General com Viana Jr. e A Amnésia do Dr. Cacareco com Willian Zarur) produzidos por Renato De Simone.

A última aparição do personagem foi no programa Festolândia com a Eliana no SBT.