Comédia Filmes

A Pata de Um Milhão de Dólares (The Million Dollar Duck – 1971)

Direção: Marcello Fondato.
Roteiro: Vicente Coello e Jesús R. Folgar.
Ano de lançamento: 1974.
Duração: 89 minutos.
Estreia na televisão brasileira:  (Rede Globo).
Cores.
Companhias Produtoras: Capital Films, Filmayer S.A. e Rizzoli Film.


Em 1971, Disney, resolveu recontar a fábula da pata dos ovos de ouro de uma forma criativa, inovadora e bem-humorada. A comédia de ação, estrelada por Dean Jones e uma pata até hoje tem seu encanto para as crianças e adultos.

Em poucos anos, Jones havia se firmado como o ator principal do estúdio e se em 1968 ele já havia sido coestrela de um fusca não havia problema nenhum em deixar uma graciosa patinha roubar a cena.

A Pata de Um Milhão de Dólares mostra o Professor Albert Dooley, um cientista que se encarrega de fazer testes com animais com a finalidade de medir o grau de inteligência deles, sob a supervisão do Dr. Gottlieb (Jack Kruschen).  Casado com Katie (Sandy Duncan), uma mulher alegre e distraída e pai de um garotinho chamado Jimmy (Lee Montgomery Harcourt), tem sem dúvida uma família feliz, mas seu orçamento vive apertado e com as contas acumulando a família precisa economizar. Isso significa que nenhum cão de cinqüenta dólares entrará em casa para Jimmy.

Dooley fica encarregado de medir a inteligência de uma pata que apesar dos esforços é completamente estúpida e incapaz de passar no teste mais simples no laboratório. Dr. Gottlieb considera o animalzinho inútil e Albert acaba levando ele para casa, mas não sem antes a pata receber acidentalmente um feixe de radiação no laboratório. Ileso, a pata acaba ganhando o nome de ganha o nome de “Charlie” e se tornando o animal de estimação temporário para Jimmy, que rapidamente se afeiçoa a ele. Mas basta a pata comer o rejeitado e horrível molho de maçã de Katie e ouvir o cachorro do vizinho Hooper, que ela começa a colocar ovos cujas gemas são feitas de ouro.

Logo a pata desprezada no laboratório, com estadia temporária na casa dos Dooleys e detestada pelo vizinho por bagunçar em sua piscina, torna-se o animal de estimação da casa e até mais do que isso, torna-se o ser mais bajulado e bem tratado dali, tanto que Albert está mais preocupado com a pata valiosa do que com seu próprio filho. Ver os Dooleys latindo pra pata afim de fazê-la colocar ovos de ouro ou seguindo o bichinho pela vizinhança procurando-o no meio de dezenas de patos é hilário.

Eles não saem esbanjando dinheiro logo de cara, mas Katie quer um novo chapéu e Albert deseja atualizar seu calhambeque para um carro esporte. Logo o amigo da família Fred Hines (Tony Roberts) assume o papel de consultor jurídico da família e como advogado aconselha a família não sair gastando para não chamar a atenção só que ele não hesita em esbanjar sua parte antes mesmo de receber.

Mesmo colocando a doce Katie, com aquele jeitinho inocente, para se encarregar de trocar as gemas de ouro por dinheiro, inevitavelmente os Dooleys chamam a atenção do Tesouro Nacional, por intermédio do vizinho Finley Hooper, que azaradamente é funcionário de lá. Logo passam a ser espionados por Hooper e perseguidos pelo FBI que por ordens do presidente Richard Nixon chegam para aprender a pata iniciando assim uma perseguição eletrizante e engraçada.

No clímax do filme, Jimmy é suspenso por uma escada entre os dois parques de estacionamento, e Albert tenta convencer seu filho a pegar sua mão antes de cair da escada.  Jimmy diz a seu pai para “ir embora”, acreditando que ele só quer salvar Charlie, mas quando a escada começa a quebrar, ele fica com medo e agarra a mão do pai.

O filme termina com a família no tribunal com o juiz testando a veracidade dos ovos de ouro e descobrindo que a denúncia de Hooper estava furada, isso porque de alguma forma o efeito do molho passou e a pata voltou a colocar ovos comuns. A família saiu porém com a lição de que os laços familiares são mais importantes que qualquer valor em dinheiro.

Muito reprisado em nossa telinha desde meados da década de 1970 até 2002, quando foi mostrado pela última vez na TV aberta, o filme até hoje é lembrado principalmente por suas exibições no SBT.

 

ELENCO:

Personagens Elenco Dublagem – Globo
Herbert Richers
Prof. Albert Dooley Dean Jones Ricardo Schnetzer
Katie Dooley Sandy Duncan Carmen Sheila
Finley Hooper Joe Flynn Orlando Drummond
Fred Hines Tony Roberts
Rutledge James Gregory Jomery Pozzoli
Jimmy Dooley Lee Montgomery Marcos Souza
Doutor Gottlieb Jack Kruschen José Santa Cruz
Eunice Hooper Virginia Vincent
Arvin Wadlow Jack Bender
Manolo Rey
Orlo Wadlow Billy Bowles
Oberdan Junior
Frisby Sammy Jackson
Sr. Purdham Arthur Hunnicutt
Bank Manager Frank Wilcox
Bank Teller Bryan O’Byrne
Sr. Forbes Ted Jordan
Bank Teller
Bryan O’Byrne
Sr. Morgan Edward Andrews Miguel Rosemberg
Promotor Arthur Franz Antônio Patiño
Juiz Roy Roberts Joaquim Luis Motta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *