Direção: Joseph McGrath.
Roteiro: Ted Key, Michael Pertwee e Charles Isaacs.
Ano de lançamento: 1973.
Duração: 101 minutos.
Estreia na televisão brasileira: 20 de maio de 1979 (Rede Globo).
Cores.
Companhias Produtoras: City Investing Company e Walter Shenson Films.


Tudo começou com um composto químico, apenas uma fórmula que tinha como função principal aumentar o tamanho dos legumes, mas um Sheepdog teve que tomar o tal “Projeto X” para que tivéssemos um dos filmes mais deliciosos de se assistir quando criança.

Quem passou a infância na década de 1970 e 1980 deve ter assistido na tevê a um filme sobre um cão que cresce descontroladamente causando muita confusão e situações bem engraçadas. O filme inglês Digby, o Maior Cão do Mundo (Digby: The Biggest Dog in the World), lançado em 1973, tornou-se um programa obrigatório entre as crianças de todo mundo, e mesmo não tendo atingido uma grande bilheteria, alcançou uma excelente aceitação quando exibido na televisão.

Digby, o Maior Cão do Mundo pode até ser um filme B, com seus chromas realizados de forma primária, mas o enredo de Charles Isaacs, baseado numa novela do escritor Ted Key, sabe dosar muito bem, suspense, fantasia e humor e com isso atinge em cheio o público mais exigente, o infantil.

A história toda começa com o cientista militar Jeff Eldon (Jim Dale em grande performance cômica), que trabalha com experiências envolvendo animais em seu laboratório, em outra parte do prédio trabalha sua colega Doutora Janine, que está empenhada no “Projeto X”, uma espécie de hormônio que faz os vegetais e legumes crescerem rapidamente. Eldon não pensa duas em vezes em levar um pouco da substância pra casa para usá-la em sua plantação de tomates. Neste mesmo tempo, o garoto Billy White deixa seu cachorro na casa do amigo Jeff Eldon já que a família é contra cães em casa. De madrugada não deu outra, o Sheepdog do título fez do produto químico sua refeição principal e mostrou que a fórmula também funcionava com animais.

Enquanto o crescimento do cachorro não era monstruoso Jeff Eldon nos oferece os melhores momentos de comédia do filme, tentando esconder o grande Digby de um vizinho xereta, mas quando Digby passa a se tornar uma ameaça a população da cidade, já passando dos 10 metros de altura, o exército tem que intervir na historia para dar cabo a vida do cachorrão, é hora do filme dar lugar a suspense e muita ação, afinal toda a garotada ligada no filme fica torcendo para os caçadores de Digby se darem mal, pelo menos até Billy White e Jeff Eldon conseguirem chegar ao cachorro com o antídoto. Mas não é só o exército que corre atrás de Digby, o cão passa a ser perseguido também por dois criminosos que querem o cachorro a qualquer preço para vendê-lo para um circo.

É claro que Charles Isaacs não nos decepciona com um final triste, ele nos dá alguns segundos de apreensão até que possamos ver o garoto White e seu amigo Sheepdog, já em tamanho normal, correrem felizes pelos campos.

O filme se tornou um clássico familiar, um verdadeiro cult da década de 1970 que ficará em nossa memória por muito e muito tempo.

ELENCO:

Personagens Elenco Dublagem – Globo
BKS
Jeff Eldon Jim Dale  Potiguara Lopes
Dr. Harz Spike Milligan
Janine Angela Douglas
Jerry John Bluthal
Tom Norman Rossington
Dr. Jameson Milo O’Shea
Billy White Richard Beaumont  Garcia Júnior



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin