Aventura Comédia Desenhos

Devlin – O Motoqueiro (Devlin – 1974)

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: Rede Globo, TV Bandeirantes e Boomerang.
Transmissão Original: de 7 de setembro de 1974 a 21 de dezembro de 1973.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 1 (16 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Hanna-Barbera Productions.

episodiosvideoelenco

O Desenho.


Logo após a equipe de corrida do Speed Buggy alcançar um grande sucesso nas manhãs de sábado, o estúdio Hanna-Barbera decidiu promover o lançamento de mais um grupo de esportistas motorizados, agora se tratava do trio de viajantes de Devlin – O Motoqueiro.

A animação estreou na emissora americana ABC no dia 7 de setembro de 1974, trazendo episódios de 30 minutos de duração. Ao todo foram 16 programas exibidos originalmente até 21 de dezembro daquele ano, sendo assistido em reprises logo em seguida. A direção do show ficou a cargo de Charles A. Nichols, conceituado diretor do estúdio com trabalhos em Os Jetsons, Os Flintstones e Jonny Quest.

A inspiração maior para os produtores da série estava na popularidade de Evie Knievel, um dublê, motociclista e artista performático dos Estados Unidos, que se apresentando em seu circo fez mais de 75 saltos sobre motocicletas entre 1965 e 1980. O artista virou mania nacional e gerou brinquedos, caixas de cereal, quadrinhos e o programa foi outra tentativa de lucrar com o fenômeno.

Devlin, O Motoqueiro trazia um formato sério, inspirado igualmente pelo gênero de televisão “herói errante”, sem bichinhos ou coisas impossíveis no mundo real. Apenas um grupo de amigos vivendo aventuras que poderiam atrair o público infantil e também o mais maduro.

Para se adequar ao público menor algumas mudanças foram inseridas no enredo, como Ernie nunca sofrer lesões em seus arriscados saltos e o show incluir informações sobre segurança em cada episódio para dissuadir as crianças de copiar Ernie em suas ousadas proezas.

No dia 24 de maio de 2016, a Warner lançou nos Estados Unidos Devlin: The Complete Series em DVD  como parte de sua coleção Hanna-Barbera Classics.

 

A História.


No show, Ernie Devlin era um motociclista acrobata que trabalhava no circo do Sr. Hank, onde ele era a estrela mais importante do show. Com sua habilidade em cima da motocicleta Devlin levava multidões às suas apresentações promovendo saltos fantásticos.

Sua equipe de apoio incluía a irmãos Sandy e Tod. Os três viajavam o país em um motorhome, montando sua lona nas cidades para fazer suas apresentações. Então acabavam se envolvendo com algum problema local, onde inevitavelmente atuavam como heróis para solucioná-lo.

As questões eram as mais variadas como o circo correr o risco de fechar, ou outras vezes ajudar a pegar um bandido que resolveu cruzar a cidade. Independentemente do motivo, Ernie e seus irmãos sempre resolviam o enigma antes do final do show.

 

No Brasil.


O desenho chegou ao Brasil pela Rede Globo em 1975 no programa Hanna-Barbera 75 exibido às 17h30 sempre às quintas-feiras. No ano seguinte passou a compor a programação do Globo Cor Especial ao lado da animação A Família Adams.

Na década de 1980 o desenho começou a ser apresentado pela TV Bandeirantes onde era exibido às 11h40, permanecendo na emissora até meados de 1982.

Também foi mostrado pelo canal por assinatura Boomerang.