Ação Aventura Desenhos Ficção Científica

Transformers (Transformers – 1984)

É um desenho animado dos anos 80 mostrando a batalha dos Autobots contra os Decepticons, que são robôs capazes de se transformar em veículos em outros objetos.

Emissora: Claster Television e TV Fuji.
Emissora no Brasil: Rede Globo.
Transmissão Original: de 17 de Setembro de 1984 a 11 de Novembro de 1987.
Duração: 20 minutos.
Temporadas: 4 (98 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Hasbro, Marvel Productions Ltd.

episodios video elenco

O Desenho


Em 1984 a empresa Hasbro colocou no mercado uma linha de brinquedos com robôs alienígenas capazes de transformar seus corpos em objetos como veículos e naves, tratava-se do título Transformers. Os componentes foram adaptados de duas linhas de brinquedos já existentes, uma da japonesa Takara e a outra lançada pela Micro Change. O primeiro criou diferentes figuras de tipo humanoide enquanto o último apresentava robôs capazes de se transformar em veículos, itens eletrônicos ou armas.

Jim Shooter e Dennis O’Neil foram contratados pela Hasbro para criar a histórias e os personagens da linha de brinquedos, O’Neil também criou o nome “Optimus Prime”. Em seguida, Bob Budiansky inventou a maioria dos personagens de Transformers, dando nomes e personalidades a muitas figuras de Diaclone sem nome.

Na ocasião, a Hasbro fechou uma parceria com a Marvel Comics para que fossem lançados, também em 1984, quadrinhos com os personagens, com forma de divulgar o produto. Ao todo foram lançadas 80 edições com o título Transformers, onde heróis como Homem-Aranha e Nick Fury fizeram aparições especiais.

Em setembro do mesmo ano, a Marvel e a Hasbro uniram-se a japonesa Sunbow Productions para trazer os personagens para a televisão, criando assim a primeira série animada dos robôs alienígenas. A série demorou um pouco para ser transmitida no Japão pela Fuji TV, e quando e quando foi transmitida os executivos da produtora nipônica pediram para uma produtora refazer alguns capítulos. Os americanos produziram os desenhos até 1987, deste ponto em diante, os japoneses passaram a produzir a série.

Com direção de Andy Kim e histórias criadas por David Wise, Donald F. Glut e Doug Booth o desenho Transformers estreou na televisão americana Claster Television, onde permaneceu com enorme sucesso por quatro temporadas.

Em 1986 foi produzido o filme Transformers, baseado na série de animação, marcando o fim da segunda temporada e o início da terceira. A história se passa no ano de  2005 e marca a morte do líder Optimus Prime e de vários outros personagens principais, na batalha entre os Autobots e Decepticons na Terra. A história do longa é centrada no surgimento do mais poderoso transformer existente: Unicron. O personagem é um transformer gigantesco, com a forma de um planeta, que se alimenta de outros planetas para sobreviver. O filme teve as vozes de Leonard Nimoy, Scatman Crothers, Casey Kasem, Orson Welles e Eric Idle.

 

A História


No desenho animado Cybertron há muito tempo atrás era um planeta deserto usado pela raça alienígena Quintessons como fábrica de equipamentos bélicos. O principal responsável pela inteligência artificial e personalidade dos Transformers era o supercomputador Vector Sigma. Até que após anos de escravidão, os Transformers se rebelaram e tomaram o planeta batizando-o de Cybertron.

A partir de então os Transformers se reproduziram, criando outros como eles mesmos foram criados. Surgiram então no planeta dois tipos de robôs: os Autobots que eram os cientistas e pesquisadores do local e os Decepticons que atuavam como militares. Mas os Decepticons, sedentos pelo poder iniciaram uma batalha contra os Autobots com o intuito de conquistar Cybertron.

Os Autobots ganharam a guerra a partir do momento em que conseguiram assimilar uma segunda forma e se transformar. Dessa forma cada um deles era capaz de se transformar em armas, objetos eletrônicos e principalmente veículos. Mas os Decepticons também conseguiram essa habilidade recomeçando a batalha. O novo confronto durou cerca de cinco milhões de anos levando o planeta a ficar quase sem energia. Os Autobots enviaram uma nave numa expedição em busca de novas fontes de energia, mas ela foi atingida pela nave dos Decepticons, Nemesis, caindo ambas no Planeta Terra, ainda em sua pré-história. Os robôs em seu interior permaneceram em animação suspensa durante quatro milhões de anos.

Em 1984, uma erupção vulcânica reativou o super computador da Arca, chamado Teletran 1 e, a partir disso, a nave começa um processo de autorreparo. Teletran 1 lançou um satélite para orbitar a Terra e localizar formas de vida que possam servir de camuflagem para os robôs. Sobre a mesa do Teletran 1 estava um Decepticon chamado Skywarp, o satélite, então, resolve utilizar formas mecânicas para reconstruir Skywarp e após essa reconstrução, Skywarp se transforma em um F-15 Eagle. Vendo a sua situação, Skywarp pega todos os seus companheiros e coloca um a um na mesa para serem reestruturados e reativados também.

Após a reativação, os Decepticons saem d’A Arca e abandonam os Autobots, todos desativados “para sempre”. Para se certificar que os Autobots não seriam reativados, um dos Decepticons, chamado Starscream, causa um soterramento na nave. O ataque foi tão forte, que o impacto causado na nave fez com que Optimus Prime caísse na frente do sensor do Teletran 1. Ele foi reativado, reestruturado e reviveu todos os Autobots. Uma nova era começou.

Dessa forma, a guerra continuou, com os Decepticons tentando absorver todos os recursos terrestres, transformá-los em uma forma de energia pura chamada Energon, e destruir a humanidade para criar uma nova base, enquanto os Autobots tentam impedi-los, protegendo a humanidade. Ambos os lados ganharam aliados humanos.

 

No Brasil


O desenho estreou no Brasil na Rede Globo, no dia 6 de julho de 1986 às 12h30 quando passou a ser apresentado junto com Comandos em Ação nas manhãs de domingo. Permaneceu no canal até o final da década de 1980 no mesmo dia e horário, quando então começou a ser exibido no programa infantil Xou da Xuxa. Na época alcançou um grande sucesso junto com os comerciais da linha de brinquedos.

Ainda nos anos 80, Transformers ganhou exibições na Sessão Aventura e um horário próprio na programação da Rede Globo.

Quando lançado por aqui recebeu a dublagem da Herbert Richers com com um time de atores do primeiro escalão.

 

Outras Versões


O último episódio japonês da primeira geração foi o OVA Transformer: Zone (1990), ficando um bom tempo sem sem nenhum lançamento vinculado aos robôs. Tanto o desenho animado de 1984, a linha de brinquedos e os quadrinhos representam a 1ª Geração, tendo surgido em 1993 a 2ª Geração com mudanças significativas na trama dos personagens e alguns efeitos em 3D, mas está versão não foi bem aceita encerrando de vez a saga dos personagens.

Em 1996, a empresa americana Mainframe Entertainment Inc. apresentou a Hasbro um novo projeto para a série em que seriam utilizados apenas desenhos em 3D e animais. A Hasbro aprovou o projeto e lançou a série Beast Wars, um grande sucesso dos Transformers. No Japão em 1997, um desenho em 2D chamado Beast Wars: The Second, foi lançado seguindo uma realidade paralela da versão americana. O sucesso rendeu um filme e uma continuação em 1998, chamada Beast Wars Neo. Porém, os brinquedos lançados baseados na série americana fizeram muito sucesso, levando os japoneses a exibir em 1999, o restante de Beast Wars, agora com o título de Beast Wars Metals.
Nos Estados Unidos, a série seguiu até o final quando em 2000 quando então foi lançada a continuação Beast Machines. No ano seguinte no Japão foi produzida CarRobots que seguia uma temática diferente, mais direcionada ao público infantil e com uma realidade alternativa.

Em 2002 a série Armada foi levada ao ar nos Estados Unidos, trazendo um apelo comercial maior que incluía robozinhos para colecionar. Mais tarde, esta série passou a ser transmitida no Japão com o nome de Micron Legends. Dois anos mais tarde foi lançada no Japão a série Super Link que unia estilos 3D com 2D. A novidade era que alguns Autobots possuíam a capacidade de se unir.

Em 2005 foi ao ar no Japão a série Galaxy Force que seguia o mesmo conceito de animação da série anterior. Nesta foram lançadas chaves que ao serem conectadas aos robôs liberavam recursos especiais. E no final de 2007 foi a vez de Transformers: Animated levada ao ar no Cartoon Network Americano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *