Aventura Comédia Nacional Novelas Romance

Top Model (1989)

É uma novela da Rede Globo com as disputas entre os irmãos Gaspar e Alex, além da busca de Lucas por seu pai desconhecido, sem saber se ele é Alex ou Gaspar.

Emissora: Rede Globo e Viva.
Transmissão Original: de 18 de setembro de 1989 a 5 de maior de 1990.
Duração: 45 minutos.
Temporadas: 1 (198 capítulos).
Cores.
Companhias Produtoras:
Rede Globo.

textovideoelencotrilha

 

A Novela.


Escrita por Walter Negrão e Antonio Calmon, que estreava na emissora, com a colaboração de Rose Calza e Vinícius Vianna e a direção de Mário Márcio Bandarra, Fred Confalonieri e Roberto Talma, foi ao ar no dia 18 de setembro de 1989 a telenovela Top Model, contando com a produção executiva de Flávio Nascimento.

Zezé Polessa e Drica Moraes, que estreavam na Rede Globo, foram as grandes revelações da novela, vivendo as engraçadas Naná e Cida, respectivamente. Top Model também marcou a estreia de vários outros atores que fizeram carreira na emissora, como Gabriela Duarte, Adriana Esteves, Marcelo Faria e Flávia Alessandra.

.

Top Model teve participação especial de Marília Pêra, como a mãe de Lucas, e Regina Duarte, Suzana Vieira e Rita Lee, como mães dos filhos de Gaspar.

É considerada a novela das 19 horas com maior audiência da Rede Globo, com média geral de 64 pontos de audiência. devido ao sucesso, a novela foi reapresentada entre janeiro e julho de 1991, em Vale a Pena Ver de Novo, alcançando média de 46 pontos. Foi também reexibida na íntegra pelo Canal Viva de 19 de dezembro de 2011 a 18 de setembro de 2012.

A novela foi vendida para Alemanha, Bolívia, Chile, Grécia, Guatemala, Hungria, Indonésia, Nicarágua, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, República Dominicana, Romênia, Rússia, Turquia, Uruguai e Venezuela.

 

A História.


A história de Top Model é ambientada no Rio de Janeiro, onde vive Gaspar Kundera (Nuno Leal Maia), um hippie remanescente de sua geração. Surfista quarentão, ele mora em frente à praia e cuida dos cinco filhos que teve com mulheres diferentes: Elvis (Marcelo Faria), Olívia (Gabriela Duarte), Jane (Carol Machado), Ringo (Henrique Farias) e Lennon (Igor Lage). Seu irmão Alex Kundera (Cecil Thiré) é um yuppie, dono da confecção Covery e de uma agência de modelos.

.

Os dois irmãos têm personalidades e estilos de vida opostos, mas disputam tudo, desde mulheres até a atenção da mãe, Morgana (Eva Todor).

Paralelamente ao conflito entre os dois irmãos, Top Model narra o cotidiano de adolescentes. Os jovens “filhos do divórcio” lidam com situações como primeira menstruação, masturbação e gravidez na adolescência, tudo abordado com muito humor.

O universo da moda, que seria o mote da história de Top Model, acabou se tornando a principal trama paralela. A modelo Duda (Malu Mader), uma menina pobre que acaba virando garota propaganda da confecção Covery, encanta o dono da empresa, Alex. Ela, no entanto, é apaixonada pelo grafiteiro Lucas (Taumaturgo Ferreira), que está no Rio de Janeiro fugindo da polícia paulistana por ter se envolvido num crime. Lucas ainda busca por seu pai desconhecido, sem saber se ele é Alex ou Gaspar.

A trama fez grande sucesso entre os jovens, que se identificaram com o glamour das passarelas e com os filhos de Gaspar, que viviam todas as situações típicas da idade, em histórias divertidas e emocionantes. Entre dúvidas e descobertas, os adolescentes tinham um diálogo aberto com o pai e formavam uma família harmoniosa, mesmo com a ausência das mães. Para completar, a família contava com a companhia de um cachorro, que também conquistou o público, o Maradona.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *