Aventura Comédia Nacional Novelas Romance Terror

O Beijo do Vampiro (2002)

É uma novela da Rede Globo sobre o vampiro Bóris e sua luta para conquistar o amor de Lívia, a quem acompanha por gerações.

Emissora: Rede Globo.
Transmissão Original: de 26 de agosto de 2002 a 2 de maio de 2003.
Duração: 50 minutos.
Temporadas: 1 (215 capítulos).
Cores.
Companhias Produtoras:
Rede Globo.

textovideoelencotrilha

 

A Novela.


Novamente Antônio Calmon, novamente tendo vampiros como tema e novamente alcançando o público infantil. A abertura em desenho animado já é uma premissa de que público, principalmente, a novela pretende atingir.

Calmon trás de volta o bom humor de Vamp, os personagens caricatos e vampiros mirins. Apesar da tentativa de rebuscar Vamp, O Beijo do Vampiro foi um dos maiores fracassos do horário das 19h de todos os tempos, registrando uma média geral de 28 pontos no Ibope.

.

O Beijo do Vampiro deu muito trabalho em se tratando de efeitos especiais, a equipe teve que se desdobrar para apresentar em todos capítulos vampiros que teletransportam, dentes que crescem, olhos que mudam de aspecto e além do espelho, onde ficava o monstro do espelho interpretado por Guilherme Piva.

Tal como em Vamp, foi lançado um álbum de figurinhas com os personagens da novela. Bem como uma trilha sonora complementar, Vampiromania, com os hits que tocavam na novela.

O programa foi estendido por mais dois meses, por conta do atraso dos capítulos de sua sucessora no horário, Kubanacan.

 

A História.


Passada na cidade fictícia de Maramores, a trama é centrada no personagem de Lívia (Flávia Alessandra), que começa a ter seu destino traçado no século XII, quando o vampiro Bóris (Tarcísio Meira) se apaixona perdidamente pela moça e decide conquistá-la a qualquer custo, sem se importar com tempo ou lugar.

Na época medieval, Lívia é a princesa Cecília (Flávia Alessandra), Beto, o conde Rogério (Thiago Lacerda), e o duque Bóris (Tarcísio Meira). A fase atual começa com a apresentação da história de Lívia (Flávia Alessandra), seu marido Beto (Thiago Lacerda) e os filhos deles, Zeca (Kayky Britto), Tetê (Renata Nascimento) e Juninho (Guilherme Vieira).

A felicidade da família será destruída, assim como na vida passada de Lívia e Beto (princesa Cecília e conde Rogério), pela reaparição do vampiro Bóris. Este não só virá atrás de sua eterna amada, como, principalmente, de seu filho e herdeiro, o menino Zeca (Kayky Britto).

.

Após a morte de Beto, Lívia ainda ficará um tempo presa às lembranças do marido e não incentivará as investidas de Augusto, a quem só vê como amigo. Augusto, por sua vez, com a volta de seu grande amor para a cidade, tentará, a sua maneira, conquistar o coração de Lívia. No desenrolar da trama, Lívia poderá vir a se interessar por Rodrigo (Alexandre Borges), quando Bóris se apossar do corpo do rapaz para tentar seduzir seu eterno amor. Irá formar-se aí um triângulo amoroso na cidade de Maramores.

A novela também mostrava Augusto (Marco Ricca) é um promotor público viúvo que está sempre em pé de guerra com Armando (Eduardo Galvão). O primeiro defende a parte histórica da cidade e o outro a quer demolir e construir um shopping center. Augusto, mesmo sabendo que não tem chances, ama Lívia, que só o considera como um grande amigo.

Há também a história de Marta (Júlia Lemmertz), a irmã da mulher de Augusto, cega após um acidente de carro. Ela é um tipo de madrasta má para os filhos do cunhado e, depois de algum tempo, larga este e se apaixona por Bóris. É aí que vão formar uma dupla de vilões vampirescos excepcionalmente maldosos e rancorosos, unindo-se contra Augusto e Lívia.

Já o caso de Lara (Deborah Secco), apresentava uma mulher sensual, linda e perigosa, que não aceitou ser passada para trás por Rodrigo, considerando-o o grande amor de sua vida, perseguindo-o nessa nova empreitada, movida por sua obsessão pelo rapaz, metendo-se, assim, em confusões horripilantes, o que a transforma em uma vampira, unindo as suas forças às de Bóris, o que causará mais caos e tragédias a Maramores e mais uma inimiga mortal para Lívia.

.