Matérias Por Trás da Dublagem

Por Trás da Dublagem – A Gata e o Rato

Uma química perfeita entre o casal de protagonistas.

Izaías Correia


A Série

A série foi um grande sucesso no Brasil desde sua estreia no dia 8 de janeiro de 1986, cobrindo as férias de Chico Anysio Show. A aceitação do público fez o programa ganhar um horário próprio dentro da Terça Nobre, onde tornou-se programação obrigatória nas noites de terça. Foi reprisada pelo SBT, mantendo a mesma dublagem da Herbert Richers.

Com qualidade inquestionável, não é a toa que em um país onde a prática da redublagem é comum em favor da qualidade técnica, o mesmo trabalho de adaptação para o português tenha sido mantido nos lançamentos em DVD mais de 20 anos depois. Priorizaram a qualidade artística.

O segredo do sucesso de A Gata e o Rato também estava nos diálogos entre os personagens principais, discussões calorosas, que só atores do porte de Cybill Shepherd e Bruce Willis poderiam protagonizar. No Brasil, a química entre Sumára Louise e Newton da Matta fez a diferença numa época em que ainda se dublava contracenando com o colega no estúdio, eles deram um show!

Até hoje Sumára Louise é conhecida no prédio onde mora como “a gata”, tudo porque a identificaram pela voz numa época em que o seriado estava fazendo um tremendo sucesso no Brasil. Ela também se encarregou da direção de dublagem do seriado. Newton da Matta tonou-se o eterno Bruce Willis brasileiro, emprestando sua voz ao ator em quase todos os filmes dele desde que o fez no seriado. Até sua morte em 2006 era a voz oficial do Willis no Brasil.

Inicialmente o título da série não foi traduzido, assim cabia a Ricardo Mariano a leitura original pronunciando Moonlighting. Só nos episódios seguintes é que ele já pronunciava a tradução, A Gata e o Rato, que se tornou popular entre os fãs da série.

Confira abaixo os elencos de vozes no Brasil:

ELENCO

DUBLAGEM ORIGINAL

Maddie Hayes

Sumára Louise
[su_audio url=”https://www.infantv.com.br/infantv/sons/cybil.mp3″ width=”90%”][/su_audio]


David Addison

Newton da Matta

[su_audio url=”https://www.infantv.com.br/infantv/sons/bruce.mp3″ width=”90%”][/su_audio]


Agnes DiPesto

Maria da Penha

[su_audio url=”https://www.infantv.com.br/infantv/sons/secre.mp3″ width=”90%”][/su_audio]


Herbert Viola

Eduardo Borgerth

[su_audio url=”https://www.infantv.com.br/infantv/sons/borgeth.mp3″ width=”90%”][/su_audio]


Leitura do Título

Ricardo Mariano

[su_audio url=”https://www.infantv.com.br/infantv/sons/abertura_gata.mp3″ width=”90%”][/su_audio]