Aventura Comédia

Denver, O Dinossauro (Denver, the Last Dinosaur – 1988)

É um desenho animado sobre um grupo de adolescentes que encontra um gracioso dinossauro e vivem radicais aventuras a fim de esconde-lo.

Emissora: Syndicated.
Emissora no Brasil: Rede Globo.
Transmissão Original: de 12 de setembro de 1988 a 22 de novembro de 1988.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 2 (50 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras:
World Events Productions e Calico Entertainment.

textoepisodiosvideoelencotrilha

O Desenho.


Denver, o Dinossauro foi  lançado em 1988 pelas produtoras World Events Productions e Calico Entertainment, e com animação nos estúdios Hanho Heung Up e Sam Young. Seus episódios traziam para os jovens da época histórias que discutiam assuntos como preservação da natureza, ecologia e amizade. O desenho foi reprisado até 1990, contabilizando 52 episódios de aproximadamente 30 minutos cada.

O show foi criado por Peter Keefe e teve os desenhos realizados por Bruno René Huchez, com a produção de Tom Burton e música de Dale Shack.

.

Durante suas duas temporadas o desenho alcançou uma boa repercussão, principalmente no seu país de origem, onde foi exibido em syndication. Principalmente durante a primeira temporada, Denver, O Dinossauro consolidou seu nome junto ao público infantil, quando chegou a virar marca de cereal matinal e recebeu uma indicação de melhor animação da National Educational Association.

A World Events Productions lançou dois volumes em DVD através do seu site Voltron.com. O primeiro volume incluiu o piloto de uma hora e os oito episódios seguintes. O segundo volume incluiu mais 10 episódios. Em seguida a distribuidora lançou a série completa no YouTube mas ela foi removida no dia 31 de dezembro de 2010, por causa de problemas de sincronização. Em seguida lançou a série completa no Hulu.

 

A História.


A história gira em torno de quatro adolescentes da Califórnia, Jeremy, Mario, Shades e Wally, cuja maior diversão é praticar skate, andar de BMX, entre outros esportes radicais. Quando eles visitam a mina de alcatrão La Brea – um lugar em Los Angeles com uma grande coleção de fósseis – para fazerem uma pesquisa para escola, acabam tendo que fugir de alguns valentões que encontram por lá, e numa de suas manobras radicais em bike, Mario acaba caindo num buraco onde está um ovo gigante. Os garotos acabam quebrando o objeto e ajudando a nascer Denver, o último dinossauro existente, preso ali por cerca de 65 milhões de anos. Logo eles adotam o gracioso bichinho, que estava louco pra se enturmar.

Então, o quarteto de meninos, junto  a bela Heather, irmã de Wally, e a garotinha Casey não apenas formam uma amizade com Denver, como ensinam o dinossauro a se portar como um adolescente dos anos 80, incluindo praticar os esportes preferidos da garotada, tocar guitarra e incrementar o visual com um óculos pink. Assim, era possível ver Denver andando de skate e fazendo as mais incríveis manobras ou ainda dando um show com sua guitarra. Enquanto isso, a turma precisava escondê-lo do promotor de concertos de rock Morton Fizzback que queriam usar o dinossauro para ganhar dinheiro.

No final, Denver é vendido a um cientista chamado Professor Funt que quer fazer experimentos sobre ele e usá-lo para se tornar famoso. Eventualmente, tudo acaba bem e Denver consegue retornar ao seu grupo de amigos.

Além de suas habilidades naturais, Denver também consegue, com a ajuda de um pedaço da casca de seu ovo, levar o grupo de amigos com ele de volta no tempo de onde ele veio.

 

No Brasil.


Denver, o Dinossauro chegou ao Brasil em 1989 sendo exibido dentro do programa infantil Xou da Xuxa. No canal permaneceu até 1991 atingindo uma boa aceitação das crianças na época.

Alguns episódios da primeira só foram adquiridos juntos com outros da segunda e não foram mostrados na ordem, o que atrapalhou um pouco a cronologia para o público brasileiro. Muitos episódios também deixaram de ser exibidos por aqui.