Ação Aventura Comédia

Popeye (The All New Popeye Show – 1978)

Emissora: Syndicated.
Emissora no Brasil: SBT, Rede Globo, TV Record e TV Bandeirantes.
Transmissão Original: de 9 de setembro de 1978 a 5 de setembro de 1983.
Duração: 7 minutos.
Temporadas: 3 (35 episódios – 161 segmentos).
Cores.
Companhias Produtoras:
Hanna-Barbera Productions.

videoelenco

O Desenho.


Nos anos 70 a King Features Syndicate (dona dos direitos dos quadrinhos da turma do Popeye) fez um contrato com a Hanna-Barbera para produzir novas séries de desenhos animados do marinheiro. Nestes episódios da Hanna-Barbera, Popeye voltou a usar seu uniforme azul marinho com três botões amarelos na frente e de costas vermelha, mas manteve o boné branco da Marinha que ele usava nos anos 50 e 60.

A Hanna-Barbera, primeiramente produziu duas séries diferentes do marinheiro e sua turma em novas aventuras, a primeira foi: The All New Popeye Show (1978-1981), e a segunda: Popeye and Olive Comedy Show (1981 – 1983).

.

Algumas mudanças ocorreram nos personagens, com relação às histórias anteriores. Olívia começou a gritar muito mais e Popeye passou a exibir os músculos ao comer espinafre como uma espécie de transformação.

Aqui os personagens foram nas mais diferentes direções. Em The Adventures of Popeye, o personagem acompanhado dos seus coadjuvantes de luxo protagonizavam as mais variadas confusões domésticas. Nesse segmento vemos um pouco mais da vida familiar Popeye, Olívia e Gugu; em Popeye’s Sports Parade, os desenhos mostram os personagens envolvidos em atividades esportivas; Popeye’s Treasure Hunt mostra o herói cuidando de uma empresa de procurar tesouros, mas bastava sair à procura de um, que o vilão Brutos ia no rastro do marinheiro a fim de chegar primeiro. Nesse aparecem novos personagens como: o Tio Dudley e o Eugênio o Jeep Mágico.

A partir de 1981 a Hanna-Barbera produziu o The Popeye and Olive Comedy Show. Popeye e sua turma chegaram a viver aventuras na Idade da Pedra e em alguns episódios, intitulados Private Olive Oyl, Olivia vestiu um uniforme do exército e se alistou junto com a personagem Alice a Grande, uma Goon fêmea, parente dos Goons da Ilha dos Goon. Muito parecida com eles, ela usava vestido, sapatos e chapéu com uma florzinha em cima. Ambas viviam fazendo coisas erradas no exército e tomando bronca da Sargento Bertha Blast, uma baixinha com os nervos à flor da pele.

A História.


Popeye é um marinheiro experiente que disputa o amor de Olívia Palito com o vilão Brutus, e possui uma arma secreta: ao comer uma lata de espinafre, ele ganha superforça.

Em 1936, Popeye se descreveu assim: “Existe muitas coisas que as pessoas ignoram a meu respeito. Todo mundo sabe que sou forte, mas poucas pessoas sabem o quão forte eu sou. Com meu golpe especial sou capaz de derrubar um elefante. Derrubar um cavalo é fácil. Nunca bato muito forte em ninguém, porque não é certo ficar matando as pessoas. Normalmente peso setenta e dois quilos. Se meu peso é maior do que parece é porque meus músculos são como cabos de aço. Já recebi cento e vinte tiros e ainda não estou morto. Quando uma bala me atinge, nem me preocupo. Só tampo o buraco porque não gosto de correntes de ar. Trago dentro de mim 27 balas, e essa é outra razão pela qual peso mais do que parece. Tenho milhões e milhões de amigos e apenas 26 inimigos. Um dia contarei como perdi o olho direito. Foi a batalha mais espantosa da minha vida. Como me diverti naquela noite!”.

Dudu é um grande amigo que aparece constantemente como o comedor de hambúrguer compulsivo. Gugu o filho adotivo do casal também surge para dar mais trabalho ao velho marinheiro.

Seu principal inimigo é Brutus. Maquiavélico, ganancioso, esperto, e extremamente forte, Brutus se apresenta como a maior ameaça ao relacionamento já conturbado do herói com a gasguita Olívia Palito. Com seu visual sempre surrado, barba malfeita, e frequentemente um bonezinho, Brutus já apareceu também em inúmeras versões, ele já foi visto sem barba e até vestido de marinheiro.

Nesse aparecem novos personagens como: o Tio Dudley e o Eugênio o Jeep Mágico, um animal nativo da África, que se alimentava de orquídeas e era capaz de fazer mágicas e atravessar paredes. O bichinho também sabia fazer truques como balançar a cabeça para dizer “não”, e abanar o rabo para dizer “sim”.

Em alguns episódios Popeye conta suas aventuras aos quatro sobrinhos Pipeye, Pupeye, Poopeye e Peepeye, que estão sempre aprontando confusões.

Mas nem só de Brutus vivem as confusões de Popeye, ele precisava enfrentar outros vilões como a Velha Bruxa do Mar e o seu fiel bichinho de estimação Abutre. Outro que sempre fugia da bruxa era o Vovô Popeye, o pai do velho marinheiro, pois a malvada tinha uma quedinha amorosa por ele.

No Brasil.


Os desenhos do Popeye de 1978 chegaram ao Brasil na década de 1980 pelo SBT, sendo mostrado em vários infantis da emissora. Foi exibido também pela Rede Globo nos anos 90 e pela TV Record entre os anos de 2007 e 2009. Fez parte da programação da TV Bandeirantes a partir de 2012.

Os episódios referentes à temporada Popeye and Olive Comedy Show foram dublados pela Álamo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *