É um desenho animado produzido pela Filmation que narra a história de Carter Hall, um cientista que combatia os vilões na forma do herói Gavião.

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: TVS.
Transmissão Original: 1967.
Duração: 6 minutos.
Temporadas: 1 (3 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Filmation Associates.

O Desenho.


Antes de fazer parte dos Super Amigos, o herói Gavião teve outra aparição nas telinhas quando foi produzido pela Filmation Associates para a rede americana CBS em 1967.

O desenho começou com Aventuras do Super Homem intercaladas com do Superboy que foram mostradas na primeira temporada. Já as duas temporadas seguintes contaram com 16 episódios cada. Na segunda o desenho foi renomeado para The Superman/Aquaman Hour of Adventure acrescentando-se as aventuras de outros heróis da DC Comics, entre eles o Gavião.

Os desenhos tinham poucos recursos e um baixo orçamento, dessa forma era comum a repetição de cenários e uma animação com poucos quadros por segundo. Dentro do horário o herói teve apenas três episódios que mostravam aventuras do herói alado em narrativas despreocupadas em aprofundar nos conflitos psicológicos do personagem.

O Gavião também participava dos episódios onde apareciam Associação dos Justiceiros da América ao lado dos justiceiros: Super Homem, Relâmpago, Atômico e Homem de Verde.

A História.


Na sua primeira versão em desenho animado o Gavião assemelha-se o herói da Era de Prata, exceto pelo fato de usar uma luva com garra, que emitia uma energia poderosa, ao invés de armas arcaicas.

Sua identidade secreta era Carter Hall um cientista que trabalhava num laboratório próximo ao centro da cidade, que quando via algum sinal de perigo colocava seu traje de Gavião e partia para combater o mal. Sempre seguido de perto pelo seu gavião de estimação Skreal. O único a conhecer seu segredo era o amigo Professor Bernard, que trabalhava com Hall no laboratório.

Entre os poderes do herói estava sua força propulsora acionada pelo traje, os sentidos aguçados, resistência e grande velocidade no voo. Além disso contava com uma espaçonave em forma de pássaro equipada com os mais diversos recursos, entre eles o Radiotrom, um computador que concentrava todas as informações das criaturas terrenas.

 

No Brasil.


No Brasil o desenho estreou na TVS em 1978 sendo apresentado dentro faixa intitulada Aquaman, apresentando apenas a segunda temporada do show, que incluía o herói marinho e os curtas dos demais personagens da DC Comics. A sessão era diária exibida às 13h30. O show foi cancelado na emissora já no ano seguinte.

O Gavião voltou apenas em 1984, ainda pelo SBT (TVS) permanecendo dentro dos infantis do canal até 1989. Chegou a ser apresentando pela Mara no Show Maravilha.

A dublagem da Herbert Richers mudou os nomes de muitos personagens traduzindo-os de forma literal e não como o público estava acostumado a ver nos quadrinhos. Naquele momento não existia uma interação entre os tradutores dos estúdios de dublagem e a editora DC Comics no Brasil. Dessa forma o herói Homem Águia passou a ser chamado de Gavião.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin