Comédia Policial Séries

Lancelot Link: O Agente Secreto (Lancelot Link: Secret Chimp – 1970)

Emissora:ABC.
Emissora no Brasil: TV Tupi e TeleUno.
Transmissão Original: de 12 de setembro de 1970 a  2 de janeiro de 1971.
Duração: 25-45 minutos.
Temporadas: 2 (17 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras:Sandler-Burns-Marmer Productions.

textoepisodiosvideo elencotrilha

A Série.


Criado pela dupla Stan Burns e Mike Marmer (da equipe responsável pela série Agente 86), Lancelot Link era mais uma paródia de série policial e dos filmes de James Bond, mas com um diferencial: os atores eram macacos. O resultado é hilariante, porém bem trabalhoso.

Era para ser um seriado infantil, mas acabou fazendo mais sucesso entre os marmanjos. Nem Ian Fleming imaginaria uma mistura tão deliciosa: chimpanzés super-treinados atuando como espiões. Os “chimps” dirigiam carros, pilotavam aviões e tinham até uma banda de garagem chamada “A Revolução da Evolução (The Psychedelic Evolution Revolution)” que no meio dos episódios tocavam um número musical bem ao estilo anos 70.

A primeira temporada série foi apresentado aos sábados das 9h até as 10h horas, nos Estados Unidos, onde além das aventuras de Lancelot e Mata Hari, eram também mostrados desenhos da Warner Bros e clipes musicais da banda. Já na segunda temporada ela passou a apresentado em meia, hora, com reprises as 12h30 às 13h horas, permanecendo somente alguns esquetes rápidos e o clipe da banda.

Os cenários tinham de ser produzidos em escala. Os chipanzés foram treinados pela Frank Inn, responsáveis também pelas séries Petticoat Junction e Benji. As cenas eram bastante elaboradas, assim como novas técnicas de iluminação que tiveram de ser inventadas para melhor mostrar o rosto dos chipanzés, pois era muito escuro.

As vozes foram interpretadas originalmente por vários atores, como Bernie Koppel, Dayton Allen Joan Gerber, Steven Hoffman. Os improvisos na dublagem, o quadro vaudevilliano chamado “Chimpees” e as palhaçadas de Lance e Hari Hairi contra a organização Chump tinham tiradas geniais.

O orçamento para a Lancelot Link foi bem alto para uma série apresentada somente aos sábados. Mais de um milhão de dólares foram investidos para os episódios, pois ela contava com uma produção caprichada, os cenários e figurinos eram perfeitos e também trabalhar com animais demandava um gasto bem maior.

A História.


Lancelot Link era um convencido e atrapalhado agente secreto que trabalhava para uma organização chamada APE (Agency to Prevent Evil), a serviço da rainha. Sua missão era enfrentar um grupo criminoso conhecido como CHUMP. Com a ajuda da inteligente Mata Hari, Link consegue cumprir suas tarefas das maneiras mais confusas ordenadas pelo seu chefe Darwin.

Entre os vilões mais conhecidos da série tínhamos: Dr. Strangemind, Wang Fu, O Barão, Ali Assassen e Mulher Dragão. Uma das piadas do seriado era quando Lancelot perguntava a opinião do chefe sobre um caso: “Qual a teoria, Darwin?”

A melhor parte do espetáculo ficava por conta da banda de rock, “A Revolução da Evolução”, cujos vídeos de músicas estouraram, como aconteceu em The Archies (desenho animado).

 

No Brasil.


No Brasil, segundo alguns autores, acredita-se que não tenha sido apresentado a primeira temporada, pois o seriado tinha apenas 30 minutos aproximadamente e não tinha desenhos. Foi apresentada pela TV Tupi.

A narração em português ficou ao cargo de André Filho, conhecido por dublar o ator Stallone. Ela ainda foi apresentada pela última vez pela extinta televisão a cabo, TeleUno e depois não foi mais reprisado.