Aventura Faroeste Séries

Maverick (Maverick – 1957)

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: TV Paulista (afiliadas) e TV Excelsior.
Transmissão Original: de 22 de setembro de 1957 a 22 de abril de 1962.
Duração: 60 minutos.
Temporadas: 5 (124 episódios).
Preto e branco.
Companhias Produtoras: Warner Bros. Television.

textoepisodiosvideo elenco

A Série.


Série de grande sucesso, Maverick deixava de lado o estilo épico dos westerns tradicionais e investia mais no humor. A série escrita por Roy Huggins estreou nos Estados Unidos em setembro de 1957 quando foi produzida pela Warner Bros. Television. Maverick ficou no ar por cinco anos na emissora americana ABC e rendeu 124 episódios.

O programa trazia um dos primeiros anti-heróis da televisão chocando os telespectadores dos anos 50, algo que só conseguiu ser amenizado, graças ao visual elegante preto lustroso e o carisma do ator James Garner.

Alguns dos episódios da série, como “War of the Silver Kings”, foram baseados na obra de C.B.Glasscok´s “The War of the Cooper Kings” que relacionavam aventuras reais que ocorreram nas minas de cobre F.Augustus Heinze. Vários incidentes mostrados no episódios realmente aconteceram, inclusive o juiz bêbado e as cenas dramáticas nas ruas contra os mineiros enraivecidos.

No início, James Garner deveria reinar sozinho no programa. Devido aos atrasos nas filmagens, os produtores resolveram inventar o irmão Bart. Com isso, eles criaram duas equipes – uma que filmava episódios com Garner e outra com Kelly. De vez em quando, os dois apareciam juntos.

Inicialmente os produtores queriam fazer de Bart Maverick uma espécie de clone do irmão Bret, vestindo de modo semelhante e até falando quase parecido, ficando a única diferença no modo de cada ator tocar seu personagem. Nenhuma personalidade foi separada e os Mavericks provinham seu caráter pessoal, principalmente com a mudança do elenco durante os anos. O presidente da Kaiser Aluminum, que era patrocinadora da série na ocasião, não gostou de ver Jack Kelly dividindo a série com Garner e cortou a verba, o que na época era uma fortuna.

A partir de 1960, Roger Moore faria várias participações especiais como Beau Maverick, o primo inglês dos Maverick. Quando Garner deixou a série, em 1961, Robert Colbert (o Dr. Doug Phillips do seriado Túnel do Tempo) foi contratado para interpretar o novo irmão Brent – que faria parceria com Bart.

 

A História.


Bret Maverick era um bem vestido apostador, com grande habilidade manuseando um revólver, que viajava de cidade em cidade em busca de bons jogos de pôquer, sempre acompanhado do seu whisky e cigarro.

Ao lado de seu irmão Bart (Jack Kelly) e seu primo inglês Beau, ele sempre arrumava maneiras difíceis, perigosas e divertidas de ganhar dinheiro. Quando chegava em algum lugar, poucos diziam que Maverick era um pistoleiro devido à elegância que ele demonstrava, pois mais parecia um homem de negócios ou um rico fazendeiro.   Bret Maverick normalmente usava um chapéu de vaqueiro preto, enquanto Bart usava um tom mais cinza, mas ambos usavam roupas pretas ou jaquetas cinzentas quando iam jogar nas tavernas.

O herói enfrentava sujeitos de todos os tipos, mas apenas os criminosos recebiam tiros dele. Maverick era rápido no gatilho mas não gostava muito de sair atirando, ele preferia resolver seus problemas na base do corpo a corpo.

Outras Versões.


Em 1979 houve uma tentativa para reviver a série. O resultado foi decepcionante e o programa foi cancelado depois de apenas uma temporada. A nova série chamada Young Maverick foi produzida, estrelada por Charles Frank como Ben Maverick, filho de Beau Maverick. Bret Maverick (James Gardner) apareceu somente em um ou dois instantes no começo do primeiro episódio.

Maverick chegou aos cinemas em 1994 pelas mãos do diretor Richard Donner e com Mel Gibson no papel título. No filme, Maverick tenta arrumar os três mil dólares que lhe faltam para participar de um jogo milionário em uma barca do Mississipi, no qual o vencedor vai receber meio milhão de dólares.

O herói do faroeste teve ainda uma série de gibis lançada pela Dell Comics (que também publicou versões quadrinizadas de outros westerns da TV, como Gunsmoke, Bat Masterson, Zorro e Rawhide).

 

No Brasil.


O seriado chegou ao Brasil através da TV Paulista em novembro de 1961, sendo exibido às 21h. Já no ano seguinte o público brasileiro também pode ver a série em outros estados através da TV Rio e suas afiliadas. A série ficou no ar até 1965.

Em 1966 estreou na TV Excelsior, onde aos domingos era apresentado no horário das 13h20. Já em 1969 passou a ser exibida na TV Record até o ano seguinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *