Aventura Ficção Científica Séries

Contratempos (Quantum Leap -1989)

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: TV Record, USA Network e Sci-Fi Channel.
Transmissão Original: de 26 de Março de 1989 a 5 de Maio de 1993.
Duração: 45 minutos.
Temporadas: 5 (97 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Universal Tv e Belisarius Productions.

textoepisodios videoelencotrilha

A Série.


Seriado de grande sucesso, Contratempos estreou nos Estados Unidos  no dia 26 de Março de 1989 na NBC, e logo na estreia alcançou a afeição do público fã de ficção científica.

Criado por Donald Bellisario, o programa ficou durante 5 temporadas no ar rendendo 97 episódios até o dia 5 de maio de 1993, quando teve sua última história mostrada.

Elogiada pela crítica, a série foi indicada duas vezes para o Emmy como melhor seriado dramático, sem nunca vencer. Scott Bakula ganhou o Globo de Ouro de melhor ator e Dean Stockwell o Emmy de ator coadjuvante em anos diferentes.

Outro destaque é a belíssima trilha sonora assinada por Mike Post, o mesmo do sucesso “Believe It Or Not”, tema da série “O Novo Superherói Americano”.

Scott Bakula, o protagonista, foi sempre uma grande promessa da televisão, acabando por nunca passar disso mesmo. Foi protagonista de outras séries de televisão e teve alguns pequenos papéis no cinema, nunca triunfando da forma que seria esperada.

Há pouco tempo rumores davam conta de que a série voltaria, com os mesmos atores. As  5 temporadas já foram lançadas em DVD.

 

A História.


O cientista Samuel Beckett, doutor em diversas áreas e possuidor de QI elevado, trabalhava no projeto Contratempos. Seu objetivo era tornar possível a viagem no tempo baseado na teoria do salto quântico e começou a se empenhar arduamente para não perder as verbas do projeto que já estava perto de ser cancelado. Em consequência disso, Sam resolveu ser cobaia no experimento e começou a viajar pelo tempo assumindo a identidade de outras pessoas no passado.

O destino em cada salto era incerto e, por isso, Sam Beckett se deparava com as situações mais inusitadas, incluindo algumas em que a “transição quântica” o levou para o corpo de uma mulher, para a direção de um carro em alta velocidade ou mesmo para sua própria casa no passado.

Quando assumia a identidade de uma pessoa, esta trocava de lugar com Beckett. Como consequência do primeiro salto quântico, a memória de Sam Beckett se perdeu quase totalmente e foi se recuperando aos poucos ao longo da série.

Para ajudá-lo, o cientista contava com Al Calavicci, articulador político e principal figura militar envolvida com o projeto Contratempos e que aparecia sob a forma de um holograma que somente Sam Beckett pode ver e ouvir. Havia ainda o mega computador Ziggy, que passava para a dupla as informações processadas a respeito dos principais envolvidos em cada nova situação.

Enquanto estava preso no passado, ele precisava corrigir o erro cometido por aquela determinada pessoa cuja identidade ele assumiu, e que, não fosse sua interferência, causaria grandes danos às vidas das pessoas e daqueles que as cercavam. Ajudando-as poderia viajar novamente e assumir a identidade de outra pessoa em outro lugar ou época. Com isso, sempre conservava a esperança de que o seu próximo salto, fosse um salto para casa.

Na série quem está ao seu redor de Sam enxerga a pessoa cuja identidade ele assumiu, mas o telespectador consegue ver apenas Sam. Somente quando se olha no espelho, é que ele, e nós, temos uma ideia de sua aparência.

No Brasil.


No Brasil, Contratempos foi exibida inicialmente pela TV Record em 1993, que mostrou as 3 primeiras temporadas. Depois, em 1996, na TV fechada, foi transmitida na íntegra pelo extinto canal USA Network e, mais recentemente e apenas em parte, pelo Sci-Fi Channel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *