Aventura Séries

Flipper (Flipper – 1964)

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: Tv Excelsior, TV Bandeirantes e Rede Globo.
Transmissão Original: de 19 de setembro de 1964 a 15 de abril de 1967.
Duração: 25 minutos.
Temporadas: 5 (88 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: MGM Television.

textoepisodios videoelencotrilha

A Série.


Flipper foi uma série de TV norte-americana de 88 episódios, com 25 minutos cada, criado por Ricou Browning e Jack Cowden e que foi apresentada originalmente de 19 de setembro de 1964 até 1 de setembro de 1968 pela rede NBC, nos Estados Unidos. Esta série é uma adaptação ou um spin-off do filme Flipper de 1963.

Na década de 60, quando a série se tornou um sucesso, um golfinho treinado tinha um custo de 400 dólares e todos queriam ter um.

Na realidade Flipper nunca existiu como um só golfinho. Para interpretar o papel foi necessário cinco animais fêmeas, pois os machos geralmente apresentam marcas de dentes na parte de cima, devido as lutas para conseguir as fêmeas e os produtores necessitavam que os golfinhos tivessem corpos impecáveis. Os golfinhos nunca trabalhavam em liberdade, a série foi rodada no interior de um perímetro cercado nas Bahamas e também onde aconteciam o seu treinamento.

A série Flipper  foi filmada em Miami no Sea Aquarium e o golfinho que interpretou o célebre personagem está com mais 40 anos. Seu aniversário de 40 anos foi comemorado com o convite do criador da série televisiva Ricou Browning aos atores do seriado, num grande reencontro.

Na década de 60, quando a série se tornou um sucesso, um golfinho treinado tinha um custo de 400 dólares e todos queriam ter um. Quem tinha dinheiro para construir uma piscina queria ter um Flipper. O Sea Aquarium de Miami, dono da mesma empresa que produziu a série, se converteu por isso no principal exportador de golfinhos fêmeas.

 

A História.


A história da série Flipper conta o dia a  dia do guarda Porter Ricks (Brian Kelly), que trabalha numa reserva marinha na Flórida, nos Estados Unidos, cuja a função é proteger de mergulhadores e pessoas mal intencionadas, os peixes, os corais e toda espécie de vida que exista na reserva.

Porter Ricks é um viúvo, e além de levar seu tempo em zelando pela vida marinha,  cuida de seus dois filhos: Sandy (Luke Halpin) de 15 anos e Bud (Tommy Norden) de 10 anos de idade. As crianças contam sempre com a ajuda do golfinho Flipper, para sair das enrascadas ou para ajudar a combater destruidores do meio-ambiente. Flipper é um animal extremamente inteligente e dócil, que mantém com Sandy e Bud (principalmente com Bud) uma intensa  relação de carinho.

Na primeira temporada da série tínhamos o personagem Hap Gorman (Andy Devine), um velho carpinteiro marinho com inúmeras histórias sobre a vida e aventuras do mar. Durante a segunda temporada, Ulla Norstrand (Ulla Strömstedt) interpretava uma oceanógrafa chata que aparecia regularmente e ficava sempre rindo do Flipper.

 

No Brasil.


O longa-metragem O Menino e o Golfinho já tinha alcançado uma boa repercussão nos cinemas brasileiros em 1964, mas a série só chegou por aqui em 1969 pela TV Excelsior sendo mostrada nos domingos da emissora. Em 1970 saiu da programação da Excelsior, mas os filmes do golfinho continuaram sendo apresentados nas sessões televisivas.

Em 1975 quando a TV Bandeirantes inaugurou um horário diário reservado aos seriados americanos, colocou Flipper na sua programação para aparecer mais uma vez aos domingos. No ano seguinte figurava nas tardes da TV Globo, onde permaneceu até 1978.

Só retornou a televisão brasileira em 1991, novamente pela TV Bandeirantes, ficando no ar até 1993.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *