Aventura Comédia Desenhos Policial

Clue Club (Clue Club – 1976)

É um desenho animado da Hanna-Barbera onde  Larry, Dedé, Didi e Dorinha investigam crimes misteriosos ao lado dos cães Sherlocão e Bob.

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: Rede Globo, TV Record e TV Bandeirantes.
Transmissão Original: de 14 de agosto de 1976 a 27 de novembro de 1976.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 1 (16 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Hanna-Barbera Productions.

episodios video elenco

O Desenho.


Mais um desenho que explorava o sucesso alcançado pelo Scooby-Doo e sua turma, com cães detetives e adolescentes xeretas, chegava às telinhas em 1976, com o nome de Clue Club.

O show Scooby Doo Where Are You! continuava fazendo um enorme sucesso em todo o mundo com suas reprises quando o produtor Iwao Takamoto uniu-se a Hanna e Barbera para criar uma animação nos mesmos moldes do cão detetive, só que agora centradas no inteligente Sherlokão.

No dia 14 de agosto Clue Club foi ao ar pela primeira vez na televisão americana. Os episódios originais do desenho foram exibidos por apenas um ano, pois as aventuras de Sherlokão, não surtiram o mesmo efeito daquelas que lhes serviram de inspiração e o desenho durou apenas uma temporada com 16 episódios, sendo cancelado no dia 3 de setembro de 1977.

Depois Clue Club foi mostrado em reprises no programa Os Locomotivos sob o novo título “Woofer and Whimper, Dog Detectives” (Whoofer e Whimper, os Cães Detetive). Essas reprises foram pessimamente editadas, o que tornou o programa particularmente difícil de entender.

Depois de um ano no Os Locomotivos, a CBS recolocou os episódios completos e reprisou-os aos sábados sob o título original. O programa permaneceu no ar por mais quatro meses, sendo cancelado no início de 1979.

A História.


Clue Club era um desenho sobre quatro investigadores adolescentes precoces: Larry, Dedé, Didi e Dorinha, que ocupavam parte do seu tempo tentando solucionar crimes misteriosos. Membros de um grupo chamado Clue, eles atuavam em mansões mal-assombradas, pântanos, florestas tenebrosas, investigando todos os tipos de casos, como  crimes bizarros, desaparecimentos ou roubos de obras de arte. O estilo do grupo lembrava a Monstros S.A. do desenho Scooby-Doo, talvez por isso eles também contassem com a ajuda de dois cães de caça perdigueiros, extremamente atrapalhados, Sherlocão e Bob.

Além de engraçados, Sherlocão e Bob  também eram detetives ou pelo menos pensavam que eram. Sherlocão, por exemplo, não dispensava o chapeuzinho do detetive mais famoso do mundo, o Sherlock Holmes. Acontece que os cãezinhos não eram tão sortudos, e o inegável medo do desconhecido de ambos atrapalhava muito as suas investigações.

A maioria das piadas provinham de Sherlocão, que constantemente suspeitava de algo sem nenhuma razão, e depois se proclamava gênio; e Bob, um cachorro mais baixinho, inteligente, que sempre seguia as ideias de Sherlocão, e algumas vezes virava a mesa em cima do companheiro. Diferente de Scooby-Doo, os cachorros só falavam entre eles e não com humanos. Eram ótimos rastreadores ou simplesmente entregavam alguma mensagem para Dorinha analisar.

Dorinha era a mais jovem, porém a líder do grupo. A menina de apenas 13 anos, era uma hacker que da garagem do clubhouse, fornecia valiosas informações com o simples toque de seus dedos, sempre apresentando uma solução para o problema no último segundo. Ela também tinha acesso a equipamentos de comunicação poderosos incluindo um vídeo monitor no bug do grupo e um sinal que poderia ser emitido nos relógios de pulso. Entretanto, ela também se juntava ao grupo com as mínimas desculpas que pudesse conseguir.

Além da menina o grupo ainda tinha o rapaz bonitão Larry, e gatinha Dedé e o nerd do grupo o gorduchinho Didi. O clube contava ainda com o auxílio sempre importante do policial Barros, delegado da cidade

 

No Brasil.


No Brasil, o desenho estreou em 1977 na Rede Globo na Faixa Nobre todas as quintas às 16h30, com um certo sucesso, seguindo o rastro do Scooby. Anos mais tarde passou a ser exibido na programação de desenhos animados da Rede Record.

Na década de 1980 passou dentro do Clube Hanna-Barbera novamente na Globo, agora aos domingos, e já no final da década de 1980 foi adquirido pela TV Bandeirantes que o exibiu com outras atrações da Hanna-Barbera dentro dos seus infantis.

 

One Reply to “Clue Club (Clue Club – 1976)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *