Comédia Séries Sitcom

Primo Cruzado (Perfect Strangers – 1986)

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: Rede Globo, Sony e Nickelodeon.
Transmissão Original: de 25 de março de 1986 a 6 de agosto de 1993.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 8 (150 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Lorimar Television e Miller/Boyett Productions.

textoepisodiosvideo elenco

A Série.


Primo Cruzado foi uma série do tipo sitcom produzida entre 1986 e 1993, tendo ao todo 8 temporadas. Considerada por muitos como uma das maiores comédias-pastelão já produzidas, a série fez muito sucesso tanto no seu país de origem como no Brasil.

Criada por Dale McRaven, que também foi o co-criador de uma outra série muito famosa chamada “Mork & Mindy”, Primo Cruzado teve a produção de Tom Miller e Robert Boyett, pela Miller-Boyett Productions e também pela Lorimar-Telepictures, que assumiu a produção entre 1986 a 1988 e depois pela Lorimar Television entre 1988 a 1993.

Segundo Tom Miller, um dos produtores do programa, a inspiração para criar este espetáculo veio na esteira dos Jogos Olímpicos de Verão de 1984, em Los Angeles, quando a América estava passando por uma onda de renovação de sentimento patriótico.

Foi então que surgiu a ideia de criar uma comédia falando sobre um imigrante recém chegado aos Estados Unidos, mas inicialmente a proposta acabou sendo rejeitada pelas três principais redes de televisão norte-americana, mas depois de muitos contratempos ela acabou sendo aceita pela rede ABC e assim deram início a sua produção.

A série foi distribuída pela Warner Channel, com músicas compostas por Jesse Frederick e Bennett Salvay, tendo como tema de abertura a canção “Nothing´s Gonna Stop Me Now”, de David Pomeranz, que também foi tema de encerramento, numa versão instrumental.

O espetáculo foi apresentado nos Estados Unidos pela rede ABC, entre 25 de março de 1986 a 6 de agosto de 1983, num total de 150 episódios, de aproximadamente 25 a 30 minutos cada, em oito temporadas.

As duas primeiras temporadas foram lançadas em DVD. Porém, não se tem notícia sobre o lançamento das outras seis temporadas. Uma petição chegou a ser criada, mas não teve resultados. Foi informado que o motivo para cancelarem os DVDs não foram as baixas vendas e sim o alto custo das músicas usadas na série.

Os personagens Harriete Winslow e Carl Winslow ganharam um seriado próprio, Family Matters. O seriado fez bastante sucesso, mas não foi exibido no Brasil. Larry e Zeca deviam aparecer no primeiro episódio do seriado, mas as cenas foram deletadas na edição.

 

A História.


Primo Cruzado contava a história do solteirão Larry Appleton, um homem que estava tardiamente se mudando para uma nova casa, longe de sua família, o típico sujeito “certinho” que morava sozinho em seu apartamento em Chicago. Tinha o sonho de se tornar um fotógrafo jornalístico mas até lá trabalhava em uma loja.

Até que um dia chega de Minas Gerais o seu estranhíssimo primo Zeca, um jovem pastor,  amável e ingênuo que veio aos Estados Unidos em busca dos seus parentes. Zeca era completamente matuto e tinha um sotaque caipira carregadíssimo.

Na série cabe ao primo Larry mostrar a cidade grande para o pobre Zeca que ficava maravilhado com as coisas magníficas que uma grande metrópole oferecia. Como se não bastasse ter que aturar as manias bem estranhas do ingênuo Zeca, Larry ainda tinha que pagar alguns micos, tudo por causa das mancadas do primo caipira.

Como vizinhas os dois tinham as garotas Mary Anne  e Jennifer  com quem acabam se envolvendo e casando no final da série. Em 1987 os dois foram trabalhar para o Jornal de Chicago, Larry como repórter e Zeca como mensageiro. Nesta fase aparece a operadora de elevador Harriette Winslow, o editor Harry, a neurótica colunista Lydia Markham e Sam Gorpley.

Os acontecimento da terceira até a sexta temporada, tem início com eles indo morar num novo apartamento, onde Balki tinha o seu próprio quarto, anteriormente ele dormia no sofá da sala, assim como Jennifer e Mary Anne também se mudam para lá.

As últimas temporadas de Perfect Strangers mostravam o casamento entre Larry e Jennifer, eles vivendo felizes e o espetáculo começava a centrar-se mais na relação ambígua entre Balki e Mary Anne. Depois de muita confusão, Balki e Mary acabaram se casando e foram para a lua-de-mel para a cidade de Mypos, onde Balki passou boa parte de sua vida. No final da sétima temporada o programa quase foi cancelado devido às baixas audiências, mas um remanejamento na grade de programação fez com o programa gerasse uma sobrevida de mais uma temporada.

A oitava temporada volta suas atenções para a vida familiar dos primos e termina num episódio em que Larry, Balki e Jennifer decolam num balão de ar quente para tentá-la induzir ao trabalho de parto, após Mary Anne já ter dado à luz. Momento depois que os bebês chegam e o espetáculo termina com uma montagem de cenas musicais memoráveis da série ao som de “Unforgettable” cantada por Nat King Cole. Nos crédito finais mostravam todo o elenco se curvando em sinal de agradecimento perante à plateia, com os dois atores principais, Pinchot e Linn-Baker fazendo pela última vez a “Dança da Alegria”.

No Brasil.


O seriado chegou ao Brasil pela Rede Globo no dia 31 de março de 1987. Primo Cruzado figurava numa faixa só para os seriados norte-americanos em formato sitcom, era a Sessão Comédia, sendo exibido às terças-feiras às 17h20, logo após os desenhos da Sessão Aventura.

A grande sacada do sucesso de Primo Cruzado por aqui foram as adaptações feitas no enredo. Enquanto no original o primo pastor chama-se Balki Bartokomous e chega da Grécia, aqui no Brasil ele vem de Minas e chama-se apenas Zeca.

Nem é preciso dizer que a ideia de nacionalizar a série foi até as últimas consequências e o título que deveria se chamar algo parecido com “Perfeitos Estranhos”, acabou recebendo o nome da moeda que estava em vigor no Brasil na época. É claro que a ideia não foi totalmente perfeita, pois  o “brasileiro” aparecia em diversas situações nada tupiniquins: vestido de toureiro, com um sombreiro, tocando maracas. Em outras oportunidades a dublagem realizada pela Herbert Richers dava um jeito de adaptar, como numa cena em que Zeca começa a cantar Ilariê interpretada pela Xuxa.

Em 1990,  Primo Cruzado transferiu-se para os sábados às 14h, ainda na Rede Globo, mas ficou pouco tempo no ar saindo da grade de programação.

Em 1993 A Globo inaugurou um um horário de seriados que era levado ao ar nas madrugadas. Primo Cruzado, foi trazido de volta ao lado de ALF – o E Teimoso  em apresentações às sextas-feiras. Em 1995 foi exibido pela última vez na emissora de Roberto Marinho.

O canal por assinatura Sony também exibiu a série em 2004, apenas legendado e só as duas primeiras temporadas.

No dia 1° de maio de 2006, o seriado estreou no canal Nickelodeon dentro da faixa “Nick At Nite”, reservada aos sitcoms: A Família Addams, Vivendo e Aprendendo e a inédita Mork & Mindy.