Ação Policial Séries

Tiro Certo (Hunter – 1984)

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: Rede Globo e TV Gazeta.
Transmissão Original: de 18 de setembro de 1984 a 26 de abril de 1991.
Duração: 48 minutos.
Temporadas: 7 (153 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Stephen J. Cannell Productions e Lorimar-Telepictures.

episodiosvideo elenco

A Série.


Criado por Frank Lupo e produzido pelas companhias Stephen J. Cannell Productions, Lorimar-Telepictures e Columbia Pictures Televisione, o programa Tiro Certo durou sete temporadas. Foi apresentado originalmente nos Estados Unidos pela rede NBC, entre 18 de setembro de 1984 a 26 de abril de 1991, num total de 153 episódios, de aproximadamente 60 minutos cada.

A série começou mal e quase foi cancelada em seu ano de estreia. Colocada nas noites de sexta pela NBC, ela foi massacrada pelo peso-pesado Dallas (que ocupava a segunda colocação entre os mais vistos dos EUA). Com a mudança para o sábado no ano seguinte, o seriado começou a disparar na audiência – em 88, chegou ao “TOP 20” americano. O sucesso foi tanto que gerou uma sátira direta, Na Mira do Tira e seu Hunter atrapalhado, Sledge Hammer.

Frank Lupo inspirou-se no filme Dirty Harry, protagonizado por Clint Eastwood, para compor a o jeitão linha-dura do protagonista Rick Hunter.

A primeira temporada, produzida por Stephen J. Cannel, foi a mais violenta, tendo um tom menos rude  durante a segunda temporada na esperança de impulsionar ainda mais as avaliações.

Stepfanie Kramer, que interpretou a policial McCall durante a temporada de 1990, acabou deixando o espetáculo para se dedicar mais a sua carreira musical. Como uma alegação a sua saída, foi configurada que ela se casou com um antigo namorado e mudou-se para a Inglaterra.

O ator John Frederick Dryer, intérprete de Hunter, começou a se destacar jogando futebol americano aos 14 anos de idade.

 

A História.


Filho de um mafioso, Richard “Rick” Hunter é o sargento de polícia durão que adora utilizar métodos violentos para cumprir seu dever. Com a ajuda de sua parceira, a também sargento, Dee Dee McCall, ele trabalha nas ruas de Los Angeles enfrentando perigosos criminosos. Os dois vivem entrando em conflito, pois McCall discorda dos métodos violentos que seu parceiro usa nas investigações.

O jeitão de Hunter carregado de valores antigos como honestidade e integridade sempre era uma contraposição à beleza e a inteligência de McCall, mas essa mistura acabava dando certo quando ambos ser arriscavam pelas violentas ruas da cidade. A química entre os dois dava a entender que a qualquer momento poderiam iniciar um relacionamento amoroso, apesar de nunca terem tido nada até o final da série.

Dirigindo seu Junker 1972 Hunter era acompanhado pelo Garnet vermelho de Dee Dee McCall, ambos trabalhando sob as ordens de do Capitão Charles Devane, que vivia tentando frear o jeitão truculento do protagonista, mas quase sempre acabava se rendendo quando via o caso solucionado.

 

Os Filmes.


Três filmes baseados na série foram produzidos: The Return of Hunter: Everyone Walks in L.A. (1995), Tiro Certo: Em Busca de Justiça (Hunter: Return to Justice, 2002) e Tiro Certo: De Volta à Ativa (Hunter: Back in Force, 2003).

 

No Brasil.


No Brasil a série foi exibida através da Rede Globo, estreando em 1988 nas noites de domingo. No mesmo ano passou a ser exibida às 13h, ainda nos domingos da Globo. Essa exibição ficou no ar até 1989.

Em 1990 a TV Gazeta  exibiu somente a primeira temporada. A série voltou à programação da Rede Globo em 1991, agora no horário vespertino. Ficou até 1993 nesse horário, quando no ano seguinte começou a ser exibida nas madrugadas da emissora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *