Aventura Drama Séries

Daktari (Daktari – 1966)

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: TVE, TV Bandeirantes, TV Rio, TV Tupi, Rede Globo e TVA.
Transmissão Original: de 11 de janeiro de 1966 a 15 de janeiro de 1969.
Duração: 45-48 minutos.
Temporadas: 4 (89 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Ivan Tors Films Inc..

episodiosvideo elencotrilha

A Série.


Daktari foi uma série produzida pela Ivan Tors Films Inc. que estreou no dia 11 de janeiro de 1966, cuja trama principal girava em torno de um veterinário norte-americano, o Dr. Marsh Tracy, e sua dedicação pelo mundo animal.

Gravada numa antiga colônia do Quênia e no parque de animais selvagens perto de Los Angeles, a série durou 89 episódios e ficou no ar por quatro temporadas.

O pontapé inicial para o seriado foi o longa-metragem O Leão Vesgo (The Cross Eyed Lion), lançado no ano anterior, com direção de Andrew Marton, que mostrava as dificuldades do rei da selva para caçar tendo um problema na visão. Clarence aparece também na série e a câmara frequentemente mostra seus olhos e imagens dobradas para simular o seu problema de visão. O filme teve uma boa repercussão, pelo menos o suficiente para ganhar uma série de TV que foi exibida pela CBS Television.

O produtor Ivan Tors escreveu a história do Dr. Tracy inspirado no trabalho do Dr. A.M. “Toni” Harthoorn e a esposa Sue, que mantiveram um orfanato de animais em Nairóbi. Dr. Harthoorn realizou uma incansável campanha a favor dos direitos dos animais e desenvolveu juntamente com sua equipe o uso de armas com dardos tranquilizantes, capazes de sedarem os animais e com isso possibilitar a captura, sem machucá-los gravemente.

As filmagens aconteceram na África e em “Marine World/Africa U.S.A., Califórnia”, um rancho de 1 acre com 600 animais mantido na época pelos treinadores Ralph e Toni Helfer em Canyon Soledad ao norte de Los Angeles. Ralph Helfer foi o coordenador dos animais do programa. Leonard B. Kaufman, o produtor, escreveu para Shelly Manne que as locações da série foram em Moçambique. As cenas de interiores com os atores foram em África, U.S.A.. As cenas da clínica veterinária foram gravadas nos estúdios de Ivan Tors na Flórida.

A marcante trilha sonora de Daktari é uma fusão de jazz e influências africanas, composta por Shelly Manne e Henry Vars. O baterista de Jazz Shelly Manne gravou Daktari: Shelly Manne Performs and Conducts His Original Music for the Hit TV Show, na Atlantic Records em 1968. Nesse álbum, Mike Wofford toca piano e há também as participações dos percussionistas Emil Richards, Larry Bunker, Frank Carlson e Victor Feldman. Para conseguirem a sonoridade associada à África, Manne e seus companheiros amarraram soalhas nos tornozelos, tocaram órgão de boca tailandês, ocarinas, vibrafones, tímpanos e diferentes marimbas, conforme escrito na capa.

A História.


Na série, o Dr. Marsh Tracy desempenha o seu trabalho num centro de estudos do comportamento animal, Wamery Study Center, localizado numa reserva da África Oriental chamada Wameru. Assim, encontrávamos Tracy trabalhando arduamente e com muita dedicação pelo mundo selvagem, atuando como médico de bichos feridos ou enfrentando caçadores furtivos que podiam ameaçar algumas espécies.

Nesta reserva africana Marsh Tracy era conhecido pelos nativos como “Daktari”, ou seja, Doutor na língua deles. Tracy acaba se apaixonando por Julie Harper, que estuda o comportamento dos primatas.

Ajudando o Dr. Daktari em sua jornada estava sua filha Paula Tracy, o americano Jack Dane e o nativo Mike, mas os destaques ficavam por conta do leão vesgo que apareceu no longa-metragem, chamado Clarence, que devido ao seu problema foi levado para a reserva, e da inteligente chimpanzé Judy que protagonizava alguns dos momentos cômicos do seriado. Na época a chimpanzé também estrelava simultaneamente outra série de sucesso, Perdidos no Espaço, onde fazia o papel de Debbie. Alegando que o animal teria atacado uma pessoa durante as gravações, a chimpanzé teve seus dentes extraídos para que pudesse continuar participando dos seriados.

Outro personagem que aparecia com frequência era Hedley, um oficial britânico. Na penúltima temporada alguns novos personagens foram inseridos no programa, entre os quais: um ranger chamado Bart Jason e Jenny Jones, um orfão de 7 anos de idade que acaba sendo adotado pela família Tracy.

No Brasil.


Na televisão brasileira a série Daktari. estreou na TVE do Rio de Janeiro e algumas filiadas em 1968, sendo apresentada aos domingo às 18h30. No mesmo ano transferiu-se para a TV Bandeirante e TV Rio, onde permaneceu com o horário e dia de sua emissora anterior. A série deixou de ser mostrada em 1971.

Em 1972 começou a fazer parte da programação do Capitão Aza na TV Tupi, permanecendo ali até meados de 1974. Depois de ter seu telefilme reprisado na Rede Globo durante o ano de 1975 a emissora trouxe o seriado para sua programação em 1977 diariamente às 9h30.

Em 1980 começou a ser apresentado pela TV Record às 18h. Chegou a ser exibido na TVA Clássicos em 1993.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *