Emissora: Variado.
Ano de Produção: de 1973 a 1995.
Cores.
Companhias Produtoras: Grant e DPZ.

Elenco: Variado.

 

 

 

A intenção desta matéria não é de forma alguma propagar o ato de fumar, até mesmo porque como não fumante jamais me colocaria neste papel. Outra coisa que é importante salientar é que o produto aqui mencionado realmente não se encaixa com o perfil do tema principal do site, ou seja, a infância ao longo do tempo marcada pela televisão.

É certo que os comerciais dos cigarros Hollywood jamais tiveram a intenção de se direcionarem ao publico infantil, mas a maior parte das pessoas que tiveram a infância nos anos de 1980 não conseguem esquecer dos “reclames” dos cigarros.

A marca Hollywood foi lançada em 1931, com o objetivo de vincular o nome ao sucesso de filmes da indústria cinematográfica de Hollywood. A marca representa 15% das vendas da Souza Cruz no Brasil, sendo a principal marca da companhia nos últimos 10 anos.

Sua publicidade inicial, na década de 1930, associava ilustrações de glamour com slogans como “Hollywood, o cigarro da moda” ou “Hollywood, uma inspiração”. Só em 1973, a agência de publicidade Grant, adotou a fórmula de associar o produto com esportes radicais como: motociclismo, asa delta, surf à vela e automobilismo, usando o slogan “Ao sucesso com Hollywood” que em seguida foi simplificado para “Hollywood. O sucesso” e depois mudou para “Isto é Hollywood, o sucesso”.

A campanha da Grant chegou a televisão e os comerciais incluíram um novo ingrediente de sucesso, uma trilha sonora escolhida "a dedo", ou que já estivesse fazendo sucesso nas rádios, ou algumas músicas que se tornaram sucesso através do comercial, enfim, as melhores músicas de Hard e Pop Rock da época.

Com o rodízio de marcas realizado pela Souza Cruz, em 1993, a conta do Hollywood coube à agência DPZ do Rio de Janeiro, que desenvolveu a campanha de lançamento da embalagem flip-top, veiculada a partir do mês de julho, com flagrantes de espetáculos de rock e de esportes como a canoagem, salto de pára-quedas em grupo, esqui e futebol americano. A atualização da marca continuou com anúncio ilustrado com os rollers blades, patinadores que andam pelas ruas de São Francisco, nos Estados Unidos, e mais o novo slogan “The Hollywood Way”, que passou  a ter o lazer como o tema e sintetizou a maneira de ser dos fumantes da marca: alegre, jovial, dinâmica e descontraída.

O inicio da década de 1980 foi marcado por canções como “Eye Of The Tiger” (Survivor), também do filme “Rocky Um Lutador”, “Rosanna”, um grande sucesso do grupo Toto, “Hold On” do Santana, ou Kansas com a energética  “Play The Game Tonight”. Mas dessa época as que mais ficaram associadas ao produto foram: “Don´T Stop Believe” do Journey, “Breaking All The Rules” do roqueiro Peter Frampton e finalmente o grupo Ásia com “Only Time Will Tell” onde esportistas surfavam em pranchas à vela ao som da canção.

Em meados da década de 1980, a marca Hollywood já havia influenciado as rádios de todo o país e o cigarro alcançou o primeiro lugar no comércio. Nesta fase, mesmo aqueles que não fumavam já aguardavam os novos comerciais para conferir o próximo esporte e a próxima trilha que seria veiculada com o produto. É desta época hits como “Jump” (Van Halen), “You Give Love A Bad Name” (Bon Jovi) e “(I Just) Died In Your Arms” (Cutting Crew). 

Neste desfile de celebridades do rock há lugar também para bandas nacionais,  como o grupo Roupa Nova. Na época do primeiro Rock in Rio, várias bandas gravaram o jingle dos cigarros Hollywood e os produtores chamaram o vocalista do grupo Whitesnake,  David Coverdale, para cantar e ele escolheu a faixa que tinha sido gravada pelo Roupa Nova. O jingle “Hollywood, o Sucesso” foi exaustivamente executado na época e ficou gravado na memória de muita gente, principalmente o primoroso vocal do grupo brasileiro cantando o nome do produto.

Uma coisa é certa, os comerciais da Hollywood foram e continuam sendo "O Sucesso!"

 

 

 

 

 

COMENTE:

 

O InfanTv coloca à sua disposição um espaço para comentar as matérias publicadas no site. Pedimos que participe de maneira educada, respeitando a opinião dos demais e tratando exclusivamente dos temas abordados na página. Leia o nosso Termo de Uso e Responsabilidade.

 
comments powered by Disqus