Emissora: CBS.

Emissora no Brasil: Rede Globo, Rede Bandeirantes e Rede Tv.
Ano de Produção: de 1978 a 1991 (357 episódios).

Cores.
Companhias Produtoras: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM).

FotoTrilha SonoraLista de EpisódiosVídeo de AberturaElenco

 

 

 

 

A Série.

 

Em 2 de abril de 1978 estreou nos Estados Unidos a série Dallas, que viria a ser um dos maiores fenômenos de audiência da televisão americana, além de um dos seriados mais longos da história da televisão. Criada por David Jacobs, o programa foi exibido em 130 países, sendo dublado ou legendado em cerca de setenta idiomas, e em quase todos os lugares repetiu o sucesso alcançado em seu país de origem. O episódio no qual é revelado quem atirou em J.R. registrou um dos maiores índices de audiência da história da televisão norte-americana e mundial.

O programa teve ainda dois filmes para a TV, um lançado em 1996, Dallas - O Retorno de J.R., que mostra a volta do vilão após cinco anos na Europa para recuperar o controle do petróleo Ewing e a ex-mulher Sue Ellen. E um em 1998, Dallas - A Guerra dos Ewings. O sucesso da série fez com que outros programas tentasse seguir a mesma linha, foi o caso da série Dinastia, que também relatava as intrigas e dramas de uma família milionária.

 

 

A História.

 

O principal foco de Dallas era as aventuras da milionária família Ewing, dona dos maiores poços de petróleo dos Estados Unidos e da companhia Ewing Oil, instalada no rancho Southfork na região de Dallas, Texas, Estados Unidos. A riqueza dos Ewing sempre dava origem a histórias recheadas de cobiça, poder e opulência.

Dallas se passa durante a Grande Depressão, na década de 1930, com a disputa de exploração petrolífera entre a família Ewings e Barnes. No início da série, Jock Ewing é o patriarca da família protagonista, que, supostamente, teria tirado de seu ex-sócio Digger Barnes o direito de sua parte na companhia, além de roubar-lhe seu verdadeiro amor Dona Ellie. Ao casar com Ellie tiveram três filhos: J.R., Gary e Bobby.

Para acentuar a rivalidade entre as famílias, Bobby se casa com Pamela, filha do rival da família Digger Barnes, e irmã de Cliff, que é o amante da esposa alcoólatra de J.R. No passado, Pamela teve um relacionamento com Ray, o capataz e filho ilegítimo da família. Ray, mais tarde, se envolve com Lucy, a neta de Jock e Ellie.

 

 

Do lado  dos Ewings a discórdia mais acentuada da série é do primogênito J.R., cheio de cobiça, ele busca desesperadamente o dinheiro do pai. O personagem J.R. era interpretado pelo ator Larry Hagman, conhecido por fazer o Major Nelson em  Jeannie é Um Gênio. Seu personagem fez tanto sucesso que ele resolveu renegociar seu contrato com os produtores do programa.

Muitos anos se passam e toda a riqueza dos Ewings começa a ser administrada por Bobby Ewing, filho mais novo, e sua cunhada Sue Ellen, mas sedento de poder J.R. continua seus planos para conquistar o império de Ewing Oil, ainda que já esteja à frente de outra companhia. Ao saber que Ray Krebbs foi a falência e que em suas terras não têm petróleo, J.R. vê ali a sua chance de dar o grande golpe para conquistar a riqueza da família, mas ele não contava que seu arqui-inimigo Carter McKay estivesse perto de fechar uma sociedade com seu irmão Bobby e que também fosse interessado nas terras de Ray, começa então uma acirrada disputa de ganância pela posse das terras.

J.R. passa por maus bocados quando perde todo o seu império para o empresário Cliff Barnes, ele tenta então se suicidar, mas com sua tentativa frustrada, muda-se para Europa retornando cinco anos depois disposto a continuar a guerra de poder, só que Barnes dessa vez está interessado em outras coisas, ele pretende abandonar os negócios e partir em busca da filha que não conheceu pensando assim em vender sua empresa para Carter McKay. J.R. tenta a todo custo reunir os Ewings para recuperar o que era seu, indo até as últimas consequências para isso, como forjar a própria morte, mas Bobby mais uma vez intervém para impedir os planos do irmão.

 

 

Com a morte do ator Jim Davis, que interpretava Jock Ewing, o patriarca da família, a solução foi declarar Jock como morto em um acidente de helicóptero. Entrou então no seriado o personagem Clayton Farlow, vivido por Howard Keel, que casou-se com a viúva Miss Ellie. Já na temporada de 1984 a atriz Barbara Bel Geddes saiu do seriado por motivo de saúde, sua personagem Dona Ellie foi temporariamente interpretada pela atriz Donna Reed. A audiência caiu e a produção recebeu inúmeras cartas do público pedindo o retorno de Barbara Bel Gedde que voltou ao seriado na temporada seguinte.

Em 1985, Patrick Duffy, que interpretava Bobby Ewing, pediu para sair da série. Seu personagem fora atropelado e morto por Katerine, meia-irmã de Pamela, mulher de Bobby, que não aceitava a felicidade do casal.

O programa passou por um grande abalo na audiência e os produtores foram forçados a pedir a Patrick Duffy que voltasse à série, ele concordou desde que dessem uma explicação ao menos plausível para sua volta. Na temporada seguinte os produtores de Dallas criaram um episódio onde tudo o que aconteceu não passava de um sonho de Pamela.

Na décima temporada a atriz Victoria Principal decide também sair da série, os roteiristas criaram um acidente de carro que a deixa desfigurada, assim a sua personagem Pamela Ewing aparece na série sem mostrar o rosto, obviamente interpretada por uma dublê.

 

 

 

No Brasil.

 

Dallas estreou no Brasil no inicio da década de 1980 pela Rede Globo, que exibiu inicialmente suas duas primeiras temporadas às 22h, como se fosse uma minissérie. Devido ao enorme sucesso o seriado ganhou espaço fixo na grade da emissora nas noites de domingo, logo depois do Fantástico.

Ao longo da década de 1980, a Rede Globo exibiu da 1ª até a 7ª temporada do seriado. Em 1989, Dallas passou a ser exibida pela TV Bandeirantes, onde passava às quintas-feiras, às 21h30, ficando na emissora até 1992. Depois Dallas passou apenas na TV fechada. Ainda na década de 1990, foi ao ar pelo canal pago Teleuno (atual AXN) e atualmente é mostrada pelo canal pago TCM. Recentemente o seriado voltou à TV a aberta pela Rede TV.

 

 

 

 

 

COMENTE:

 

O InfanTv coloca à sua disposição um espaço para comentar as matérias publicadas no site. Pedimos que participe de maneira educada, respeitando a opinião dos demais e tratando exclusivamente dos temas abordados na página. Leia o nosso Termo de Uso e Responsabilidade.

 
comments powered by Disqus