Emissora: SBT e Telefé.
Ano de Produção: 19
97 a 2001 (700 capítulos).
Cores.
Companhias Produtoras: SBT e Telefé.

Letra do Tema de AberturaTrilha SonoraVídeo da abertura

 

 

 

Um orfanato, um triângulo amoroso, crianças felizes cantando e dançando. Essa foi a fórmula criada em 1995 na Argentina pela produtora Cris Morena, e que foi batizada de "Chiquititas". Uma fórmula de tão grandioso êxito, que mais tarde, em 1997, viria a ser utilizada pelo SBT na produção da versão brasileira da novela. Percebendo isso, a TV Azteca, uma rede mexicana de TV, decidiu investir na novelinha, enviando pequenos atores para morar em Buenos Aires, onde gravariam os episódios, exatamente como fez o SBT. A única diferença entre as produções brasileira e mexicana foi o resultado final. No Brasil, a novela teve uma aceitação enorme por parte do público infanto-juvenil, tornando-se uma verdadeira febre entre as crianças, com lançamento de bonecos, revistas, peças de teatro, etc. Foi cogitado até de ser lançado um filme. Já no México, a TV Azteca a estréia de Chiquititas havia sido um fracasso de audiência, bem como os capítulos que a seguiram. A história de Belén e sua trupe de órfãos, não convenceu a criançada mexicana.

Sempre em janeiro a novela saía do ar, e voltava em fevereiro do ano seguinte. Durante as férias de Chiquititas, o SBT exibia uma novela mexicana curta. Exatamente por essas interrupções, não pode ser considerada a mais longa novela da teledramaturgia brasileira, mesmo assim, o número de capítulos (cerca de 700) supera de longe Redenção, a novela que detém esse título.

A história começa com Emília deixando a direção do orfanato para Cinthia. Ela entra numa acirrada disputa pelo controle sobre as crianças com a perversa Carmem. Até que Carolina chega à direção do orfanato, no momento em que as crianças enfrentam a também a rigorosa Ernestina. Aqui a amizade das meninas Mili, Vivi, Tati e Pata, vai ajudar a superar muitos obstáculos, inclusive o segredo que Pata esconde de todos que o de ter um irmão escondido no orfanato, um garoto de rua chamado Mosca, que acaba ingressando na turma ao ser descoberto.

Novas crianças sempre chegam ao orfanato, é o caso de Maria, Marian, Polliana e  Fernando Brausen que acaba se apaixonando por Carol. Depois que Carmem finalmente se apodera do prédio as crianças precisam sair do orfanato e vão morar no Raio de Luz. Lá Ernestina descobre que tem uma irmã gêmea maldosa chamada Matilde. Enquanto isso, Carmem arquiteta planos para se tornar novamente diretora do orfanato, pois ela conhece todos os segredos existentes na casa, como labirintos e quartos "sem saída". Essa fase mostra uma novelinha cheia de efeitos especiais e acontecimentos fantasiosos,  alguns seres mágicos também começam a aparecer para as crianças.

Chegam também os gêmeos Felipe e Manuel, e o destaque fica por conta do casal infantil protagonista Fran e Samuca. Novos órfãos chegam e dos antigos restam apenas Mili, Pata, Tati, Maria, Mosca e Rafa. Mili finalmente descobre que é filha de Gaby. A enigmática Hannelore, o menino selvagem Yago e a Estrela também aparecem para dar mais emoção à trama.

Após um acidente natural que joga a casa pelos ares a turma mais uma vez se muda. Na ausência de Carolina, Estrela leva as crianças para a fazenda onde vive, onde resolve fazer do celeiro um novo orfanato. Quando Carolina reencontra a turma, acaba se envolvendo num triângulo amoroso com Rian e Cora.

Um dos destaques na novela eram os videoclipes exibidos durante os capítulos da trama ou ao final, enquanto apareciam os créditos da novela, eles ajudavam na divulgação da trilha sonora de Chiquititas tornando  os álbuns um grande sucesso de venda.

Em 2001, depois de muitas reclamações de fãs e o fim do contrato com a Telefé, o SBT acabou com a novela, que já não fazia o mesmo sucesso, com 9 pontos contra 43 da concorrente global no horário, Uga Uga.

Durante suas duas primeiras fases, a exibição foi normal. A partir da terceira, o capítulo de sábado passou a ser um resumo dos capítulos da semana. A trama saiu do ar entre as fases 3 e 4; e entre 4 e 5, nos meses de janeiro a março, foram exibidas as mexicanas Luz Clarita e O Diário de Daniela, com mais audiência que a própria Chiquititas, o que levou ao fim antecipado da trama.

A única atriz que permaneceu do início ao fim da novela foi Flávia Monteiro, que vivia Carolina, a diretora do orfanato. Ao longo da novela, Carolina teve quatro pares românticos.

 

Elenco


 
   

Flávia Monteiro .... Carolina
Gésio Amadeu .... Chico
Débora Olivieri .... Carmem
Rogerio Márcico .... José Ricardo Marcos Pasquim .... Felipe Ayala
Imara Reis .... Helena Krueger
Matheus Carrieri .... Miguel
Magali Biff .... Ernestina
Serafim Gonzalez .... Tunico
Nelson Freitas Jr. .... Fernando
Carmo Dalla Vecchia .... Rian
Gustavo Haddad .... Cadu
Fernanda Souza .... Mili
Débora Falabella .... Estrela
Stephany Britto .... Hannelore
Carla Diaz .... Maria
Jonatas Faro .... Samuca
Bruno Gagliasso .... Rodrigo
Mariane Oliva .... Marian
Luiz Fernando Petzhold .... Juca
Beatriz Botelho .... Ana
Giselle Medeiros .... Dani
Lilyá Virná .... Julieta
Carmela Medeiros .... Cecília
Ariel Moshe .... Horácio
Elisa Veeck .... Fran
Aretha Oliveira .... Pata
Fabiana Urian .... Cíntia
Jiddu Pinheiro .... Beto
Francis Helena .... Cris
Renata Del Bianco .... Vivi
Piérre Bittencourt .... Mosca
Gisele Frade .... Bia
Alex Benn .... Júnior
Maria Eugênia .... Gardênia
Thiago Santana .... Simão
Ana Olivia Serpieri .... Tati
André Cursino .... Álvaro
Gabriela Lebron .... Lila
Vivian Marques .... Bel
Jander Veeck .... Zeca
Nikolas Maciel .... Janjão
Giovanni Delgado .... Lucas
Gabriel Belluzzo .... Maurício
Greta Elethferiou .... Inês
Caio Romei .... Ruivo
Larissa Bracher .... Cora
Malu Pessin .... Iaiá
Raissa Medeiros .... Tali
Yuri Xavier .... Yuri
Maiara Otero Alves .... Cecília
Cauê Braga .... Diego
Chico Abreu .... Tatu
Laura Feliciano .... Laurinha
Cristina Bessa .... Roberta
Maria Manuela Assunção .... Linda
Allan Dias .... Neco
Omar Calicchio .... Alfredo
Vanderson Paulino .... Bernardo
Kayky Brito .... Fabricio
Thiago Farias .... Gigio
Gabriel Pinheiro .... João
Bruno Jaconias .... Mathias
Barbara Frank .... Paula
Felipe Chammas .... Rafa
Luan Ferreira .... Binho
Fábio Brucci .... Fábio
Karen Roca .... Janu
Marina Belluzzo .... Lúcia
Camila Beluzzo .... Dina
Lucas Lourenço .... Matheus
Victória Rocha .... Nádia
Bruna Guasco .... Bruna
Poliana Lopes .... Polly
Samir Alves .... Yago
Rafael Pongellupi .... André
Rafael Perez Dutra .... Bento
Daniela Marcondes .... Clarisse
Cauã Souza .... Guido
Jessica Nigro .... Rosa Dos Anjos
Valéria Sândalo .... Teresa
Cristina Sano .... Satiko
Francisco Abreu .... Tatu

Miriam Lins .... Elza
Carlos Mani .... Renato
Gerson Steves .... Nabuco
Yara Novaes .... Lurdinha

 

 

Leia Também

 

NOVA TEMPORADA DE CHIQUITITAS

17 de Março de 2008

 

 

 

 

COMENTE:

 

O InfanTv coloca à sua disposição um espaço para comentar as matérias publicadas no site. Pedimos que participe de maneira educada, respeitando a opinião dos demais e tratando exclusivamente dos temas abordados na página. Leia o nosso Termo de Uso e Responsabilidade.

 
comments powered by Disqus