Emissora: Tv Asahi.

Emissora no Brasil: Rede Manchete, Tv Record e CNT (Gazeta).
Ano de Produção: de 1985 a 1986 (55 episódios).

Cores.
Companhias Produtoras: Toei Company
.

Letra do Tema de AberturaLista de EpisódiosTrilha SonoraVídeo de AberturaElenco

 

 

 

 

A Série.

 

Changeman é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, parte da franquia dos Super Sentais. Produzida pela Toei Company, foi originalmente exibida pela TV Asahi entre 2 de fevereiro de 1985 e 22 de janeiro de 1986, sucedendo Bioman e antecedendo Flashman.

A produção contou com um elenco de atores bastante carismáticos e a química entre eles fez sucesso até no Japão. No elenco destaca-se o ator Shiro Izumi, que interpretou o Change Pegasus.

Changeman não foi uma série que mostrou muitas novidades ou se tornou uma febre durante sua exibição original no Japão, mas ganhou um status de clássico para os brasileiros por ter sido o primeiro Super Sentai exibido no país.

 

 

A História.

 

Cinco jovens do departamento secreto do governo do Japão, são treinados rigorosamente todos os dias pelo Sargento Ibuki. Até que um dia eles estavam fazendo seu treinamento e foram atacados pelos Soldados Hiddler, guerreiros espaciais de pouca força. Neste momento, o Planeta Terra, emanou uma força chamada Força Terrena, que salvou os cinco soldados e atribuiu a eles o poder das Bestas Lendárias para salvar o mundo destes invasores.

 

 

Nasceu então o Esquadrão Relâmpago Changeman. A partir deste momento, os cinco jovens emanados pela Força Terrena começaram a trabalhar em equipe, comandados pelo Sargento Ibuki e auxiliados pelos profissionais que desenvolveram suas armas e robôs.

Entre os cinco jovens estavam: Tsurugi Irio, o Change Dragon (ou Change Vermelho), que era um exímio lutador. Seus golpes incluíam o Dragon Attack, Dragon Kick, Dragon Energia Relâmpago e a Dragon Bazuca; Sho Hayate transformava-se no Change Griphon (ou Change Preto), que tinha como golpes epeciais o Griphon Attack, Griphon Garra Magma, Griphon Energia Relâmpago e a Griphon Bazuca; Sayaka Negisa era a heroína Change Mermaid (ou Change Branca) que possuía como principais golpes o Mermaid Attack, Mermaid Vic-Wave, Mermaid Energia Relâmpago e a Mermaid Bazuca; Yuma Ozora tornava-se o Change Pegassus (ou Change Azul) enfrentando os vilões com o Pegasus Attack, Pegasus Energia Relâmpago e a Pegasus Bazuca e por fim a jovem Mai Tsubassa era a Change Phoenix que usava o Phoenix Attack, Phoenix-Fogo, Phoenix Energia Relâmpago e a Phoenix Bazuca no combate a vilania.

Com um mecanismo em forma de relógio em seus pulsos, sempre que eles falavam “Vamos Change!” a Força Terrena era emanada novamente em seus corpos, os transformando em Changemans.

Além do vasto arsenal, o grupo possuía motocicletas e o veículo "Change Cruiser", um utilitário 4x4. O Esquadrão também contava com as mechas, onde a principal era a "Base Shuttle", uma nave que transportava os três módulos: "Jet Change 1", uma motocicleta pilotada por Change Dragon; o "Heli Change 2",  helicóptero pilotado por Change Griphon e Change Mermaid; e o "Land Change 3", um tanque pilotado por Change Pegasus e Change Phoenix. Esses três módulos se uniam para formar o "Change-Robô", uma perfeita máquina de combate, capaz de disparar mísseis da barriga e o "Change Vulcão" de seus ombros, além de lançar lasers dos olhos.  O Change Robô possuía um escudo e sua arma principal era a "Espada Relâmpago", capaz dos ataques Giro Atômico e Reflexo Relâmpago.

O grupo lutava  contra os alienígenas de Gôzma, um império galáctico cuja sede ficava no planeta de mesmo nome, e que conquistara e anexara um número sem-fim de mundos. Gôzma era liderado pelo malévolo Senhor Bazoo e sua horda de ajudantes, que queriam a qualquer custo dominar a Terra. Entre seus aliados estavam o Comandante Giluke, o Pirata Espacial Buba, Shima, Rainha Ahames, Gaata, Gyodai e os Soldados Hidler.

 

 

Os poderes dos Changeman aumentavam com o passar dos episódios. No final, muitos inimigos viraram amigos, ajudando os Changeman a destruir o Rei Bazoo, que na verdade era um planeta vivo,  e a imagem que aparecia na Base do Império Gosma, era apenas um holograma.

Changeman foi a primeira série da linhagem Super Sentai (Super Equipes) a chegar ao Brasil. Antes, nove séries sobre equipes do mesmo estilo foram produzidas, desde 1975. Changeman teve dois especiais de cinema de 25 minutos cada produzidos durante a série e exibidos no Festival do Mangá da Toei. Junto com Jaspion , Changeman detonou uma grande invasão de heróis japoneses na TV brasileira e possibilitou a vinda de algumas outras séries do gênero Super Sentai.

 

 

No Brasil.

 

Em meados de 1985, o empresário Toshihiro Egashira, dono de uma locadora de vídeo, notou que os tokusatsus, apesar de em japonês e de inicialmente serem fitas destinadas apenas a locação aos descendentes nipônicos, eram os programas mais alugados em sua locadora e foi ao Japão decidido a adquirir os direitos desses programas para comercializá-los amplamente no Brasil. Trouxe de lá Changeman e Jaspion e fundou a Everest Vídeo. Para ampliar os negócios ele licenciou os títulos para exibição na tevê e com a ajuda de Beto Carrero, a Everest fechou um acordo para exibir ambas as séries na TV Manchete.

Em menos de 1 mês de exibição dentro do Clube da Criança, as aventuras de Jaspion e Changeman alcançaram o segundo lugar na audiência, tornando-se os programas mais vistos da emissora.

O sucesso foi tão gigantesco que a distribuidora Everest montou um Circo Show, que viajava por vários estados. Neste enorme circo eram apresentados Shows com atores brasileiros interpretando os heróis das séries Jaspion e Changeman. Com roteiros escritos por Mauro Eduardo e contando com o dublê Adriel de Almeida  com o principal da equipe, o Circo-Show de Jaspion & Changeman rodou todo o país. Jaspion virou um fenômeno, ganhando quadrinhos (via Bloch, EBAL e Abril), chicletes, discos, camisetas.

 

 

Mais tarde, em meados de 1995 Jaspion foi exibido  nas tardes da Record junto a Jaspion, Flashman, Machine Man, Sharivan e Goggle 5. Foi exibido pela última vez no Brasil em 1997 nas manhãs da CNT/Gazeta.

 

 

 

 

COMENTE:

 

O InfanTv coloca à sua disposição um espaço para comentar as matérias publicadas no site. Pedimos que participe de maneira educada, respeitando a opinião dos demais e tratando exclusivamente dos temas abordados na página. Leia o nosso Termo de Uso e Responsabilidade.

 
comments powered by Disqus