Emissora: NBC.

Emissora no Brasil:  Tv Tupi.
Ano de Produção: de 1959 a 1973 (430 episódios).

Cores.
Companhias Produtoras: National Broadcasting Company.

Trilha SonoraLista de EpisódiosVídeo de Abertura

Elenco

 

 

 

A Série.

 

Quando o produtor David Dortort vendeu a idéia à NBC de criar Bonanza, ele pensava que poderia fazer algo realmente diferente dos esquemas televisivos da época e mudar a velha fórmula dos Westerns. O que ele não fazia ideia, era de que estava criando um verdadeiro fenômeno que perduraria no ar por incríveis 14 anos, com um impacto igual ao do primeiro dia de exibição nas TVs de todo os Estados Unidos, e imediatamente após, disseminado seu sucesso ao redor do mundo. Seus personagens passaram a ser idolatrados por milhões de fãs. Durante anos consecutivos, Bonanza ficou no topo entre os programas mais vistos nos Estados Unidos. A família Cartwright só perdia em popularidade para o Matt Dillon, o herói do aclamado Gunsmoke.

 

 

A série Bonanza começou como uma jogada de marketing da rede americana NBC. Disposta a promover a recém-criada TV colorida, o programa teve uma campanha onde o destaque maior era o fato de ser filmado em cores. Com o gênero western em alta e a inovação em seu formato, o seriado virou mania. 

 

 

A História.

 

Situada na cidade de Virgínia, Nevada, durante a guerra civil, Bonanza narrava as aventuras de uma poderosa família de rancheiros, a família Cartwright, que se encarregava de  proteger o Rancho Ponderosa – com cerca de 600 mil acres – de invasores e outros perigos que surgissem. Comandados pelo patriarca Ben (Lorne Greene), os três irmãos se destacavam pela coragem. Adam, era o mais sério e introspectivo dos irmãos, ele nasceu na Nova Inglaterra e era filho de Elizabeth; Eric, conhecido por Hoss (Dan Blocker), era o mais alto e desastrado, ele era filho de Inger, uma escandinava morta pelos índios; e Little Joe (Michael Landon), o mais impulsivo e romântico de todos era filho de Marie, que faleceu ao cair do cavalo. Ben casou-se 3 vezes, sendo que cada uma de suas esposas faleceu em consequência da dura vida no Velho Oeste, antes que Ben fizesse sua fortuna.

 

 

A família contava com a ajuda de Hop Singh, como o cozinheiro chinês, e do amigo Roy Coffee, o xerife. Durante a produção da série, novos personagens foram surgindo, entre eles estão: Canaday (David Canary), como um auxiliar do rancho; Dusty Rhoades (Lou Frizzell), um amigo de Ben; Jamie Hunter, um garoto órfão que foi adotado pela família, e Griff King (Tim Matheson), outro ajudante.

Bonanza tinha algumas constantes em seus enredos, por exemplo, toda mulher que tivesse um envolvimento amoroso com um dos Cartwrights, ou morria no final ou tinha que impreterivelmente partir, deixando-os, juntamente com o público, de corações partidos. Michael Landon fazia piada, dizendo que os Cartwrights deviam tomar cuidado ao cavalgar, evitando que seus cavalos pisoteassem as covas onde tinham sido enterradas todas as inúmeras mulheres que morreram durante os seriados.

     Os produtores da série cogitaram por várias vezes, em conseguir uma esposa para Adam, e por diversos episódios Adam cortejou Laura Dayton, com quem acabou noivando, mas protestos enfurecidos de fãs, principalmente da ala feminina, fizeram a ideia do casamento de Adam cair por terra.

Em Bonanza, os Cartwrights se viram de fronte a uma variedade de personagens e situações que na maioria das vezes batiam à sua porta. Inicialmente a NBC desejava estrelar Bonanza com atores famosos, sentido que precisaria de nomes para atrair audiência.

 

 

Dortort persuadiu a rede de televisão a desistir desta idéia, com a afirmação de que poderia obter imenso sucesso com atores totalmente desconhecidos; ele convenceu a NBC uma emissora nova àquela época de que forjaria suas própria estrelas.

 

O Retorno.

 

Em 1988, houve uma tentativa de reviver a série com o piloto Bonanza: The Next Generation. Sem contar com Lorne Greene que havia acabado de falecer, o filme reuniu apenas os filhos famosos do elenco original. A série entretanto nunca foi feita.

 

 

 

No Brasil.

 

No Brasil, o seriado começou a ser apresentado no dia 25 de março de 1963, aos sábados, às 20h55, na extinta TV Tupi, onde se firmou como um dos seriados de maior sucesso da época.

Apesar do seu grande êxito, pelo menos no Brasil o seriado quase não foi reprisado provavelmente devido ao declínio do gênero western.

 

 

 

 

COMENTE:

 

O InfanTv coloca à sua disposição um espaço para comentar as matérias publicadas no site. Pedimos que participe de maneira educada, respeitando a opinião dos demais e tratando exclusivamente dos temas abordados na página. Leia o nosso Termo de Uso e Responsabilidade.

 
comments powered by Disqus