Emissora: CBS.

Emissora no Brasil:  Rede Record e SBT.
Ano de Produção: de 1976 a 1979 (15 episódios).

Cores.
Companhias Produtoras: Filmation Productions.

Texto de AberturaLista de EpisódiosVídeo de AberturaElenco
 

 

 

A Série.

 

Criada por Martin Roth, a série de ficção científica para crianças, ARK II estreou no dia 11 de setembro de 1976. A Filmations Productions realizou somente 15 episódios de 30 minutos cada, apresentados pela rede CBS que reprisou a série por vários anos.

Além dos 15 episódios existia mais um chamado The Secret Sea, que não chegou a ser produzido.

O seriado teve a participação de muitos nomes conhecidos do grande público. entre eles:  Jonathan Harris, Malachi Throne e Robby the Robot. Além disso, uma jovem Helen Hunt aparece no episódio "Omega".

ARK II  fez pouco sucesso nos Estados Unidos, a exemplo do Brasil onde sua repercussão também foi apenas razoável.  No fim de cada episódio, uma mensagem era deixada como "lição de moral".
 

 

A História.

 

 ARK II mostrava um grupo de cientistas tentando sobreviver no século XXV, em um futuro pós-apocalíptico, onde poucos humanos restaram, depois que a terrível Terceira Guerra Mundial disseminou destruição por todo o planeta. O cenário era um deserto devastado e povoado por culturas primitivas, terras selvagens, vilarejos arcaicos e rudimentares onde não mais existia a energia elétrica. A missão do grupo era promover a paz e levar ajuda e abrigo às pessoas em perigo e dificuldade, já que eles representavam o último polo de cultura, ciência e conhecimento que restou.

O grupo era liderado por Jonah, que tinha a companhia de Ruth, Samuel, e o chimpanzé Adam, usavam para esta missão, um veículo terrestre que também funcionava como um laboratório científico avançado cheio de recursos e equipamentos, chamado ARK II. Além do próprio veículo ARK II, existiam mais dois transportes dentro do veículo. Um deles era como um jipe lunar, e o outro, de mais destaque, era um aparelho que foi desenvolvido pela NASA, um mini foguete usado nas costas como uma mochila que permitia com que os cientistas voassem.

 

Os Veículos.

 

O mais interessante é que os veículos da série não eram peça de ficção, truque de filmagem, ou miniaturas, eles existiam de verdade. Claro que na vida real não disparavam os lasers ou possuíam os campos de força vistos na série, mas os veículos eram reais e funcionais. A ARK II parecia um RV e embora tenha esse visual foi construída com fibra de vidro a partir de um chassi de caminhão de lixo. Devido à posição das janelas, que dificultava um pouco a visão do motorista, não era muito seguro dirigi-lo à noite ou em meio a locais densamente provados.

Havia também, o Roamer, que era um pequeno carro que saía de dentro do ARK II, algo como uma nave ou veículo auxiliar. Ele foi construído para a série modificando um Brubaker Box, um kit carro produzido a partir de 1972 e feito a partir do chassis de um fusca. Tinha conceitos originais, como porta deslizante e foi o precursor da minivan.

Mas o veículo mais impressionante era o Jet Jumper, a mochila voadora. Na época parecia coisa de ficção, ou um truque, mas não era.
 

No Brasil.

 

No Brasil a série ARK II estreou na Tv Record em 1977 quando figurava nas noites de segunda-feira da emissora ao lado de Minha Amiga Flicka. Saiu da programação em 1978.

Depois de alguns anos fora da telinha aqui no Brasil o SBT resgatou o seriado e passou a exibi-lo a partir do ano de 1986 nas noites de quarta-feira ao lado do seriado Shazam! e aos domingos, dentro do programa Silvio Santos.  No horário nobre do meio de semana permaneceu até 1988.

 

 

 

COMENTE:

 

O InfanTv coloca à sua disposição um espaço para comentar as matérias publicadas no site. Pedimos que participe de maneira educada, respeitando a opinião dos demais e tratando exclusivamente dos temas abordados na página. Leia o nosso Termo de Uso e Responsabilidade.

 
comments powered by Disqus