Emissora: CBS e USA.

Emissora no Brasil: Rede Globo e Rede Record.
Ano de Produção: de 1984 a 1988 (80 episódios).

Cores.
Companhias Produtoras: Belisarius Productions e Universal TV.

Trilha SonoraLista de EpisódiosVídeo de AberturaElenco
 

 

 

 

A Série.

 

Em 1984, duas séries sobre helicópteros militares futurísticos foram ao ar na TV norte-americana. Enquanto Trovão Azul - baseado no longa-metragem homônimo - não decolou (durou apenas meia temporada), Águia de Fogo alcançou vôos maiores.

A série Águia de Fogo, que estreou no dia 22 de janeiro de 1984, foi realizada por Donald P. Belisario, o mesmo criador de séries como Magnum e Contratempos, outros programas de destaque na década de 1980.  Inicialmente foram produzidos 55 episódios, apresentados pela rede CBS, nos Estados Unidos, entre 1984 a 1986.

A primeira temporada da série foi muito bem escrita e com uma excelente direção, logo se tornou um grande sucesso mundial. Quando a segunda temporada chegou, trouxe algumas mudanças significativas, como a introdução de um elenco feminino regular, a bela Caitlin O´Shannessy (Jean Bruce Scott), como um ocasional terceiro piloto do Águia de Fogo.

 

 

Na terceira temporada a vida pessoal do ator Jan-Michael Vincent, começou a ficar conturbada, ele passou a se envolver com bebidas, drogas e frequentes brigas conjugais, o que começou a causar problemas durante a produção da série. Apesar desses problemas, a terceira temporada ainda conseguiu oferecer alguns bons episódios.

Ao término da terceira temporada, em 1986, a CBS encerrou a série. Depois de seu cancelamento, em 1986, o canal a cabo USA Network adquiriu os direitos do programa e produziu 24 novos episódios exibidos até 1988, totalizando 79 episódios. Na nova fase, os personagens foram substituídos, devido aos altos contratos com o elenco original. Entraram na série os personagens St. John, irmão até então desaparecido de Stringfellow, e Jo Santini - sobrinha de Dominic. Completando o time estava Geraint Wyn Davies (que faria depois o vampiro Nicholas Knight no seriado Maldição Eterna) como major Rivers. A Firma, agora de repente e inexplicavelmente passa a ser chamada de "A Companhia" tendo Jason Locke (Anthony Sherwood) como o novo contato.

Com efeitos cada vez mais pobres e histórias confusas, a série teve o seu fim definitivo em 1987.

 

 

A História.

 

Águia de Fogo começa mostrando Michael Coldsmith-Briggs III, codinome Arcanjo, comandante de uma divisão especial da aeronáutica, que construiu o um helicóptero chamado Águia de Fogo.  Coldsmith-Briggs, que usa um tapa olho, convoca o piloto Stringfellow Hawke, para recuperar a aeronave desaparecida na Líbia. A partir disso, o experiente piloto Stringfellow Hawke (Jan-Michael Vincent), acabou tomando posse do mais moderno helicóptero do mundo, uma arma com a mais alta tecnologia, dispondo de velocidade supersônica, câmeras de visão infravermelha, sistema de vigilância, computadores, canhões, lançadores de mísseis, capacidade de ser reabastecido em pleno ar e outros equipamentos fabulosos. Stringfellow Hawke passa a trabalhar com um grupo de pilotos cumprindo missões para a "Firma".

Hawke vivia recluso em uma cabana numa distante montanha, onde ele passava o tempo junto a sua coleção de arte inestimável, tocando violoncelo e tendo a companhia do seu cão Tet, desde que seu irmão Saint John se perdeu em combate na Guerra do Vietnã, onde nunca mais foi encontrado. Com o desaparecimento do irmão, Hawke além de se aventurar em missões perigosíssimas para a Firma, junto com o seu amigo Dominic Santini (Ernest Borgnine) e da bela Marella (Deborah Pratt), passa também a buscar o paradeiro de John.

 

 

No Brasil.

 

No Brasil o seriado estreou na Rede Globo em 1985 e alcançou uma boa repercussão. Na ocasião a empresa de brinquedos Glasslite lançou o helicóptero Águia de Fogo para a criançada, com os pequenos personagens do seriado. Foi cancelado pela emissora em 1987, antes mesmo do final da produção.

Em 1990 a Rede Record adquiriu os direitos do seriado e passou a reprisá-lo até 1992.

Existe uma série chamada Águias de Fogo, produzida no Brasil, ainda nos anos 60,  que também falava de pilotos de helicópteros.

 

 

 

COMENTE:

 

O InfanTv coloca à sua disposição um espaço para comentar as matérias publicadas no site. Pedimos que participe de maneira educada, respeitando a opinião dos demais e tratando exclusivamente dos temas abordados na página. Leia o nosso Termo de Uso e Responsabilidade.

 
comments powered by Disqus